sábado, 19 de dezembro de 2009

Grandes Opções do Plano e Orçamento da CM Belmonte aprovados

Cerca de 16 milhões e 500 mil euros é o valor do orçamento da Câmara Municipal de Belmonte para o ano de 2010, e foi ontem aprovado, por maioria, pela Assembleia Municipal de Belmonte.

Os documentos das Grandes Opções do Plano e Orçamento da autarquia foram aprovados, com a abstenção da bancada do Partido Social-Democrata (PSD), à excepção do Presidente da Junta de Freguesia de Colmeal da Torre, que votou a favor e com o voto contra do deputado da Coligação Democrática Unitária (CDU).

O único deputado da CDU, Zeferino Moreira da Silva, justificou o seu voto contra, pela "falta de previsão orçamental" em relação aos projectos relacionados com a acção social, a bandeira de campanha da maioria socialista.

Para a bancada do PSD, com este plano e oçamento para 2010, o "futuro fica adiado por mais quatro anos". O que levou o deputado, Acácio Dias, a sublinhar que existe "falta de estratégia" por parte da maioria socialista, no executivo municipal de Belmonte. A bancada do PSD deu o benefício da dúvida e optou pela abstenção na votação dos documentos.

Para o presidente da Câmara de Belmonte este orçamento “não é irrealista”. As Grandes Opções do Plano têm, na sua grande maioria, obras projectadas para a segunda maior freguesia do concelho.
Para a vila de Caria está prevista a construção do Centro Educativo, Lar da terceira idade, Variante “Este” de Caria, e já em fase de construção o Pavilhão Gimnodesportivo de Caria, entre outra obras e apoio associativo, o que levou o deputado socialista, Evaristo Duarte, a afirmar que este orçamento “obedece a critérios de prioridade para o futuro do concelho de Belmonte”.

A discussão, sobre o plano e orçamento para 2010, ficou marcada por um caso. Jorge Amaro, na qualidade de vereador, solicitou permissão ao presidente da autarquia para usar da palavra, e chegou mesmo a interferir sem a dita autorização de Amândio Melo, para sublinhar que chegaram documentos às mãos dos deputados municipais, que não coincidiam com a documentação entregue na reunião do executivo municipal. Uma denúncia que levou o Presidente da Autarquia de Belmonte a dar uma explicação à Assembleia Municipal de Belmonte.

Os documentos das Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Belmonte para o ano 2010, foram aprovados por maioria, com 14 votos a favor, um voto contra e cinco abstenções.

in "Rádio Caria"

Sem comentários: