quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Desabafo...

Sei que o blog foi e será contestado por muitos visitantes. Espero apenas agitar o consciente dos residentes e trabalhadores do concelho, de modo a que eles exijam dos responsáveis políticos esforço, dedicação e acima de tudo resultados. Sim, porque em qualquer trabalho temos que apresentar resultados sob pena de inclusive sermos despedidos! A ausência de uma consciência crítica da população resulta no facilitismo (o "deixa andar"), a falta de perfeição, o aproveitamento político e empresarial, a estagnação do concelho a ausência de estratégias e a desmotivação geral da população...

Mandato após mandato simplesmente não há melhorias significativas e o futuro apresenta-se cada vez mais negro. Ao envelhecimento da população motivado pela quase inexistência de partos, junta-se novamente a emigração e migração… Perguntem às dezenas e porque não centenas de pessoas, que têm deixado o nosso concelho à procura de emprego ou de outras oportunidades, que por aqui carecem? E os jovens estudantes que se deslocam para as cidades universitárias, terão eles razões para voltar á terra natal e empregar a sua “massa cinzenta”? Haverá incentivos adequados? Empresas que os acolham? É claro que o próprio estado económico do país, reflecte-se principalmente nas zonas mais carenciadas. No entanto a inexistência de um programa atempado, canalizador de investimento tanto estrangeiro como nacional e a antecipação de municípios próximos como o da Covilhã e Guarda, foi determinante para desviar os potenciais empregadores da nossa área. Penso no entanto, que dado às melhorias nas acessibilidades que resultaram na redução da distância de tempo aproximando assim estes dois pólos urbanos, Belmonte tem todas as condições para se tornar num apetecível dormitório para os trabalhadores destas áreas. Até porque os preços respeitantes a apartamentos ou moradias praticados junto destes pólos são superiores aos praticados no nosso concelho. Devem ser adoptadas medidas que visem a atracção de população para o nosso concelho (algo que deveria ter sido feito quando a indústria de confecção despontava em Belmonte). De modo a inverter tendência de saída da população. Claro que o mais apetecível era a imediata criação de emprego evitando a deslocação da população, mas isso não acontece de um dia para outro e quanto menos população tivermos, menores são as probabilidades das empresas se radicarem por aqui.

Os sucessivos erros ou desleixos dos autarcas que foram passando ao longo do tempo por Belmonte estão à vista.

Mas quem os põem no poder não somos nós? Então se eles não são suficientemente competentes não teremos de deixar de acreditar neles e dar a oportunidade a outros? Pergunto-me porque será que os partidos em Belmonte apoiam os mesmos candidatos? Não têm novos filiados? Não existem alternativas? Ou é escolhido aquele que tem “padrinho”? Talvez não interesse aos mesmos do costume que surjam novos endividuos. Será essa a razão de estarmos à décadas habituados a ver os mesmos candidatos ou as próprias listas com as mesmas figuras? Ou será que são os cidadãos que através do voto continuam a oferecer indirectamente a confiança politica aos eternos? Se estes homens e mulheres têm tanta experiência, qualificações e são tão entendidos na situação real do concelho, qual o motivo dos resultados serem tão pobres quando estão no poder? Gostarão eles mesmo de Belmonte? Ou andam a brincar com a qualidade de vida das pessoas e só olham para o seu umbigo? Bem, há que referir que nem todos tiveram a oportunidade de estar no poder. É o problema das cores... Talvez eles merecessem uma oportunidade. A decisão essa está nos cidadãos. E nesse sentido, os cidadãos são também eles culpados pelo estado a que o nosso concelho chegou.

Durante o novo ano de 2008 serão preaparadas as estratégias com vista às eleições autárquicas de 2009.

Para aqueles que se congratulam com o aproximar da despedida (será?) do actual presidente da CMB nas próximas eleições e olhando para as alternativas que se afiguram (quase certo que será mais do mesmo) é caso para questionar - Que será de Belmonte daqui a uma década?

Estou curioso para saber se em 2009 vou finalmente deixar de ver as fotos do costume e aparece por aí gente nova (e de preferência competente). E não me interessa se são do concelho ou não! O que eu quero como todos os belmontenses são resultados positivos!

Imagens, fotos, vídeos, textos: p.alvares.cabral@hotmail.com

11 comentários:

Anónimo disse...

Das duas uma:ou é parvo ou ainda muito jovem...

Anónimo disse...

Com a falta de qualificação da maioria da população do concelho não se pode exigir muito dos politicos... belmonte vai continuar uma aldeia!

Anónimo disse...

Daqui a 10 anos metade das pessoas que conheço estão a viver fora. E o pior é que dúvido que queiram voltar.

Anónimo disse...

o problema demográfico é muito grave e penalizador para as zonas afectadas. Acho um bom tema para ser debatido, deixo a dica.

Anónimo disse...

Se os nosso politicos se preocupassem mais com o emprego em vez de museus talvez menos filhos da nossa terra tivessem que partir.

Venham as eleições e venha gente jovem com iniciativa, vamos reciclar Belmonte!

Anónimo disse...

falar é bonito fazer melhor k o presidente que la esta e k keria ver!

Anónimo disse...

Afinal o que mais necessitamos no Concelho de Belmonte? Quais são as grandes necessidades? O que é que nos afecta diáriamente? Quais são as prioridades? O que é que deveria ser feito prioritáriamente? O que está ao alcance do Presidente da Câmara fazer e não faz? Qual a faixa etária que está mais prejudicada? Jovens!? Idosos!? Algumas questões de fundo para refletir.

Anónimo disse...

Belmonte é para os de Belmonte!!!!

Anónimo disse...

Em Belmonte só faz quem é de fora, porque os que são da terra só têm TACHOS.......

Anónimo disse...

Nada de extremismos! tantos os belmontenses de raiz como os belmontenses posteriores SÃO BELMONTENSES e tanto um como o n
outro há melhores e piores, com e sem tacho. O que é importante é que se unam em prol de Belmonte!

Anónimo disse...

Devemos construir e não para alimentar conversas extremadas. Sejam civilizados. Se têm pedra no sapato isso não é para aqui. Parece existirem laivos de racismo. Com esse tipo de comentários não vamos a lado nenhum.