terça-feira, 3 de maio de 2011

Salas museológicas do castelo de Belmonte ainda por abrir

Assinado em Janeiro deste ano, o protocolo tripartido entre a câmara de Belmonte, Direcção Geral de Cultura do Centro e a Turismo Serra da Estrela que previa a gestão do castelo de Belmonte ainda não saiu do papel.
"São 3 entidades envolvidas no protocolo, mas ainda não se deram os passos para a concretização das acções previstas no protocolo. Há coisas a acertar no que diz respeito ao funcionamento das salas, as entidades têm que se articular, algo que ainda não aconteceu. Espero que dentro de dois a 3 meses se acertem os pormenores", disse à RCB o presidente da câmara municipal de Belmonte.

Durante os próximos meses Amândio Melo espera também resolver outro problema no castelo de Belmonte: as infiltrações nas salas musealizadas. Inauguradas em Setembro de 2009, as 3 salas continuam encerradas

" Queremos criar condições para colocar as salas à disposição dos visitantes, mas por razões logísticas e de infiltrações tal não foi ainda possível", explica o autarca. Sobre as infiltrações, Amândio Melo adanta que "foram feitas intervenções que não resultaram a 100%, é preciso efectuar algumas correcções".
Além das obras, o castelo de Belmonte aguarda também que o protocolo tripartido que vai permitir integrar aquele monumento nacional na rede de museus da vila saia do papel.
in "RCB"

Sem comentários: