sábado, 2 de junho de 2012

Lagar de azeite de Maçainhas será inaugurado Domingo


Trata-se de uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Belmonte que custou cerca de 340 mil euros, na aquisição e reabilitação do antigo lagar de azeite da freguesia, mas que deverá ter um custo bastante superior depois de totalmente equipado.

Para o presidente da autarquia de Belmonte, este equipamento possui outras valências. No local será produzido azeite, os visitantes poderão assistir a todo o processo de produção, para além de outras iniciativas culturais e gastronómicas. Amândio Melo afirma tratar-se de “mais uma oferta turística de muita qualidade” para o concelho.

Depois da inauguração, será assinado um protocolo com a Junta de Freguesia de Maçainhas que terá "a responsabilidade de gerir, dinamizar e rentabilizar" o equipamento que teve "um investimento significativo" como acrescentou o autarca de Belmonte. O lagar de azeite de Maçainhas deverá ter um aproveitamento anual e deverá integrar a rede de museus e locais a visitar no concelho.

Uma obra importante para a dinamização da freguesia e aguardada pela população. 

in "Rádio Caria"

Casal diz não ser um risco apostar no Interior


Uma das vertentes que o lagar terá será a possibilidade de provas de azeite e gastronomia local. A aposta é de um jovem casal, com raízes na terra, já que a esposa de António Mauretti é natural de Maçaínhas. “Sempre trabalhei em projetos destes. Tinha alguns na zona do Oeste e mesmo antes do lagar surgir, já tínhamos esta ideia. O nosso lema é a paixão pelos aromas e espero que a população se possa associar, fornecendo-nos algumas das matérias-prima, como por exemplo, as ervas aromáticas” explica. No início, quem quiser realizar uma tibórnia terá que fazer marcação prévia, mas há muito mais para oferecer, desde os doces às novas texturas, sempre com o azeite e azeitona em todos os pratos. Sobre esta aposta numa aldeia pequena, Mauretti acredita que é certeira. “Não acho que seja uma aposta de risco. Na zona do Oeste tenho alguns negócios e lá as pessoas só falam da crise e do medo. Aqui não. As pessoas não viram as costas umas às outras. São mais solidárias, verdadeiras e simples. E só é possível um projeto destes se as pessoas participarem.” O empresário revela ao NC que irá também criar iguarias com certificação kosher, não porque queira atrair só clientes de origem judaica, mas para que “toda a gente possa desfrutar deste lagar”.

Os interessados em podem contactar o 965055895/917715315, o mail info@wgo.pt e recorrer à página www.facebook.com/Lagardoazeite.

in "Notícias da Covilhã"
(editado em 06/06/2012)

Sem comentários: