sexta-feira, 29 de junho de 2007

IV Feira Medieval do Artesão - Belmonte

Ainda falta algum tempo (17, 18 e 19 de Agosto), mas eu já estou a ver o filme… A IV Feira Medieval do artesão em Belmonte vai ser a cópia das restantes edições! Novidades nem velas… Pode ser que esteja enganado mas quando há novidades que vêm acrescentar valor a qualquer actividade, normalmente são destacadas em cartazes ou noutro tipo de canais publicitários como por exemplo e bem, através de filme (como o que está disponível no site da CM de Belmonte). Neste caso, o que vejo no filme feito por amadores (e dos fraquinhos), são apenas as actividades que decorreram em anos anteriores… Mais do mesmo.

Esta é uma das actividades de maior relevância realizada em Belmonte, já nem as festas do concelho conseguem superar o sucesso desta nossa feira. No entanto corremos o risco, devido à repetição constante das encenações, de causar algum desinteresse nas pessoas. Por este país fora, cada vez mais existem feiras deste tipo e se não especificarmos um caminho e nos diferenciarmos dos restantes , vamos sendo apagados da memoria das pessoas, que simplesmente vão optar por outras paragens. Mas em Belmonte a melhoria “contínua” é uma prática inexistente. Dá ideia que só se quer manter o que existe (e muitas vezes mal) e quanto menos se fizer melhor. Haja vinho e cerveja (ou wisky pelo que se fala) o resto é conversa!

Mais uma vez espero estar enganado…

PS – será este o cartaz alusivo á feira medieval deste ano? Chamem alunos do ciclo que são capazes de mostrar alguma arte! A empresa municipal é que têm a responsabilidade de divulgar estes eventos penso eu de que… Ah e já agora ponham a luz nas barracas só quando já se estiver a realizar a feira (como no ano passado) fica sempre bem !

28 comentários:

Anónimo disse...

Espero, como BELMONTENSE, que esta IV Feira Medieval possa ser um sucesso para poder, continuar como no passado, contribuir de uma forma clara e evidente para a divulgação do nosso Concelho de BELMONTE.

FORÇA BELMONTE...

Anónimo disse...

IV Feira Medieval de Belmonte???
Honde e quando????
Quem e como????

Para quem tiver dúvidas é só ligar 275088698 (Empresa Municipal) e esperar que alguém atenda................pois se não forem capaz de obter ligação tentem os do costume.... blá blá blá....

Boa sorte...

Anónimo disse...

Realmente deviam apresentar algumas novidades de ano para ano, novos figurantes, animações ou qualquer outro tipo de atracções por forma a renovar o interesse do público de ano para ano. Quanto ao cartaz esta um pouco mau... O video ainda não vi.

Anónimo disse...

eu já fui ver o vídeo, quer dizer, o conjunto de fotos em movimento, feito no mais elementar programa. Podiam fazer um pequeno esforço e apresentar uma coisa melhor. Trata-se da actividade de maior relevo em Belmonte devia ser tratada como tal. Não sei quem é o responsável pela elaboração dos cartazes e da publicidade, mas dá ideia que se fazem as coisas por obrigação, sem gosto ou à pressa. Um pouco mais de empenho pede-se!

(Um Belmontense que gosta de ver a terra bem exposta!)

Korben disse...

Eu já desisti de ir às feiras são no minimo aborrecidas, isto é se me quiser embebedar até são boas, mas para aprender algo ou ver algo de produtivo, pra isso, pra isso não servem.

Atenciosamente Varg "Count Grishnackh" Vikernes.

Anónimo disse...

Qual o horário de funcionamento da tão esperada feira? Pois convem saber caso alguém manifeste o desejo de cumprimentar o alcaide-mor e seus acompanhantes ,nestas feiras travam-se conhecimentos ao mais alto nivel,que nos abrem portas para um mundo desconhecido.....o do ARTESÃO.... A minha preocupação prende-se no sentido do alojamento,pois como é hábito vamos ter sérios problemas para dar um pouco de conforto aos visitantes, que todos os anos se deslocam á nossa vila a fim de participarem na feira.De modo nenhum me refiro aos artesões que vêm divulgar a sua arte,pois essas despesas correm por conta do alcaide......refiro-me sim aos visitantes,esses sim que nos deixam cá o pilim...e encontram sérias dificuldades para encontrarem alojamento,devido á procura ser muito maior que a oferta....A tão celebre feira aproxima-se ....por favor ,sabemos como a adesão a nivel nacional é grande....toca a tomar as providências necessárias.....

Anónimo disse...

o horário de funcionamento pode ser visto no video (ou suposto video) que foi colocado no site da CM de Belmonte > www-cm-belmonte.pt

Anónimo disse...

Enquanto a população de Caria continuar a aceitar estas brilhantes ideias ,que surgem na cabeça do Srs que estão no comando das operações....estamos mal....muito mal....fecharem as esplanadas á MEIA-NOITE....onde já se viu semelhante estupidez?!Só aqui meus amigos ,neste concelho fantasma...o verão é cada vez mais curto,por um mês e pouco não havia necessidade....Os comerciantes andam desanimados,durante o dia, é vê-los á porta dos locais de trabalho sem freguesia,desanimados comentam entre eles a tão famosa "crise",e agora esta das esplanadas...Caria que continue de olhos vendados,perante esta realidade e que deposite confiança em quem não a merece,qualquer dia até vergonha teremos de dizer "SOU DE CARIA" .Todos sabemos que aqui sempre houve mais vida nocturna que em Belmonte,(isto não é uma critica é uma constactação)até isso nos pretendem tirar,o que se segue meus senhores?!SR Vereador de Caria,Sr Presidente da A.M. o que dizem meus senhores,concordam com esta decisão tão peculiar tomada pela CMB?

Aqui como é do conhecimento de todos ,o único negócio que não teve quebra,continua a ser o da venda livre de certo "PRODUTO" que se faz em qualquer rua de CARIA, com acentuada procura para os lados do adro....ah... e livre de impostos...agora os propriétarios das esplanadas pagam tudo o que lhes é exigido,pois se não o fizerem a tempo e horas ,as multas chegam para que seja efectuado o devido pagamento...a continuar assim esta politica de "merda" perdoem a expressão ,havemos ir longe.
CEGOS SÃO AQUELES QUE SE RECUSAM A VÊR.

Anónimo disse...

O post não se refere a este assunto mas estou totalmente de acordo com o sr. anónimo, acho que está aqui um bom tema para expor no blog! realmente não se compreende a ideia destes senhores!

sou de Belmonte mas estou solidário consigo!

Anónimo disse...

A vila de Belmonte era uma vila pacata,sem grandes projectos a nivel de futuro.....nada....até ao dia em que as pessoas decidiram frequentar um curso intensivo de "COMO LIXAR O PRÓXIMO" aí começou uma reviravolta de vêr quem aprendia melhor...quem punha em prática a aprendizagem do dito curso....houve rivalidades o que não é de estranhar,mas obtiveram-se resultados assustadores.....
Dada a grande afluência de pessoas a quererem frequentar o mesmo curso ,o alcaide decidiu uma vez mais juntar as pessoas interessadas,a fim de se discutir a problemática da questão ,em alegre convívio na feira medieval do artesão.Este ano haverá ausências nesta feira....todos os excelentes alunos estão a pôr em prática tudo o que aprenderam,então trabalham por conta própria,exercendo a sua actividade individualmente.
Os que aqui se deslocarem (os repetentes)vêm com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos.Os artesãos, esses, continuam a divulgar a sua arte ,indiferentes á presença de tão ilustres FIGURANTES.

Anónimo disse...

Não querendo fugir ao tema do post esperava para este ano alguma inovação,mais empenho na elaboração dos cartazes,enfim esperava mais....de regresso após umas mini-férias em que não tive acesso ao blog(por opção minha )hoje resolvi espreitar...nada mudou ...temas interessantes ninguém comenta,será que só de futebol sabem os nossos jovens?

Anónimo disse...

O que me parece é que qualquer visitante das chamadas "feiras medievais", com ou sem artesãos, que saiba qualquer coisa sobre a Idade Média vê, vai-se embora a dizer "por favor, estudem a época...ou, então, estejam quietinhos". A melhor maneira de fazer a má divulgação das terras é andar a brincar com a História...
Porque o(s) próprio(s) "donos" do blogue são anónimos, eu também o sou...

Anónimo disse...

E daí caro anónimo,em que é que o facto de sermos anónimos tem a vêr com a história da Idade Média?!...
Eu não acredito que alguém se digne "brincar" com um tema tão sério.(lol)
As promessas cumprem-se....
DE anónimo para "anónimo" saudações cordiais.

Anónimo disse...

Caro Velho do Castelo
Concordo com quase tudo o que foi dito por si, e de facto é de lamentar que a autarquia belmontese não aposte em profissionais capazes.
Mas, caro Senhor deixe-me dizer-lhe que quando se escreve para os outros lerem tem que se ter um pouco de cuidado, anote, inexistência, e não enexistência.
Muito obrigado

Anónimo disse...

pois é o que vejo é muito bla bla bla por parte de alguns que aqui comentam , pois gostaria de saber se fariam uns cartazes melhores

Anónimo disse...

Acho piada a este ultimo anónimo! Deves achar uma obra de arte este cartaz! fazer melhor? ui ui é difícil... mas gostava de saber quem se oferecia para fazer um cartaz digno havendo pessoas a ser PAGAS para isso! MESMO SENDO PAGAS é o que está à vista!

Concordo inteiramente com o que foi dito pelo autor do post...

festival serra da estrela

Anónimo disse...

ó festival da serra deves ser um artista, ate gostava de ver algum feito por ti

Anónimo disse...

Enquanto nós Belmontenses não formos unidos e dar-mos as mãos em prol da nossa terra em todas as direcções não chegaremos a lado nenhum e haveremos de ser sempre presididos e dirigidos por abutres de fora.Só criticamos mais nada.Basta.Belmontenses chegou a hora de nos assumir-mos.Força Belmonte...

Anónimo disse...

anonimo ta caladinho tas a falar com um profissional da área do grafismo e mais não digo! para além disso qualquer um conseguia fazer melhor... Basta recrutar qualquer principiante que estude na área das artes! bata um jovem do 10º ano. Deves gostar de ver a terra ser mal difundida. Tu lá sabes deves ter interesses não é?. abre os olhos e vê o que está a ser feito em valhelhas uma simples aldeia!

Anónimo disse...

Uma pessoa que adota um nome, festival serra da estrela, não pode ser de Belmonte, ou então teve muito mau gosto.
Se as ideias para o cartaz forem como a do nome, estamos conversados. Nem vale a pena descutir mais o assunto, ficamos por aqui.

Anónimo disse...

O cartaz até está apelativo, o video está, na minha modesta opinião, bem conseguido.
Espero realmente é que a feira apresente algumas novidades em relação aquilo que tem sido feito um pouco por todo o país onde há Castelos e Fortificações.
A ver vamos, não podemos só criticar porque senão caímos no ridiculo do "preso por ter cão preso por não ter"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Álvares Cabral disse...

anónimo: "deves ser cá um profissional!!!!"

(era este o comentário que apaguei sem querer, as minhas desculpas)

Anónimo disse...

grande comentários o deste senhor (último anónimo)... também deve ser daqueles que só sabe falar de futebol. Também eu sou belmontense e gostava que tivessem um maior cuidado na publicitação da imagem deste actividade. Vi hoje na RTP a feira em Óbidos, certamente com outro orçamento mas decerto que se poderiam retiar algumas ideias de lá.

Anónimo disse...

agora já mudaram a imagem do cartaz! pelo menos parece que acataram as criticas... não éstá 100% mas pronto está muito melhor...

Ainda bem que denunciaram esta situação no blog!

Anónimo disse...

então afinal o cartaz já não é o mesmo! onde estão as pessoas que tavam aqui a mandar vir, dizendo que estava muito nem como estava? afinal parece que não estava assim tão bem!

Anónimo disse...

Penso k n havera mt a comentar, pois mt coisa foi dita na maioria por srs anonimos. Mas gostaria de acrescentar uma coisa não há festas do concelho essas festas deveriam de se xamar as festas de belmonte pois na maioria das vezes o melhor fica em belmonte a merda e desculpem o termo fica para o rfesto do concelho exemplo disso é por exemplo concertos mesmo k os grupos n sejam grande coisa pk é k n os distribuem pl concelho????? Era uma boa ideia outra coisa pk é k os srs k dizem k certo produto k é vendido nas ruas de caria na zona do adro e S. Marcos n denunciam essas situações ás entidades como GNR PSP ou até mesmo á PJ???? Deixo a questão e o povo de caria tal como as gentes do concelho deviam de exigir k as festas do concelho fossem distribuidas de outra maneira de modo a k tds possam usufruir sem se sentirem discriminados.

Anónimo disse...

Penso k n haverá mt a comentar em relação á feira n vou falar pois nunca tive a oportunidade de poder assistir. Espero k n te xateias pois adicionei-te aos meus links obrigado.