terça-feira, 12 de junho de 2007

Um bom exemplo (de uma aldeia)

Pois é, realmente quando vejo notícias deste tipo em qualquer jornal* ou televisão, sinto-me mesmo diminuído, revoltado… Isto porque cada vez mais estamos a ser ultrapassados não pelas vilas e cidades com quem devíamos competir, mas sim por simples aldeias.

Estando o executivo camarário principalmente empenhado desde que tomou posse no Turismo Cultural, não acham que já é tempo de também apostar no Turismo de Lazer? É que para além dos turistas, os próprios habitantes de Belmonte seriam beneficiados. Decerto que grande parte dos turistas com o conhecimento de infra-estruturas de lazer (de qualidade) e apesar do interesse cultural que possam ter ao visitar uma localidade, veriam com bons olhos esta complementaridade.

Quando temos uma praia fluvial, que está no estado em que toda a gente sabe e vejo estas aldeias a apresentar investimento e infra-estruturas condignas, só posso dizer que as potencialidades de Belmonte nesta matéria estão totalmente subaproveitadas. Pergunto-me se a praia fluvial estará minimamente em condições para abrir no inicio da época balnear e já agora o mesmo em relação às piscinas municipais de Belmonte (dado que as de Caria costumam estar prontas a tempo (?)).

É claro que para colocar Belmonte na rota do Turismo de Lazer não basta apenas uma praia fluvial, mas já era um bom começo. Infra-estruturas como um verdadeiro complexo desportivo, um parque de campismo, umas piscinas cobertas, criação de vias para ciclistas e corredores, um local para concertos e festivais ao ar livre, são exemplos de investimentos que geram alguns postos de trabalho e atraem pessoas e com elas outros possíveis investimentos. Decerto que haverá muitos outros investimentos que poderiam ser feitos nesta área e que os belmontenses gostariam de poder usufruir (deixo em aberto sugestões dos participantes do Blog).

Não digo que seja o principal problema de Belmonte nem o de maior prioridade, mas visto estarmos a entrar na época de férias quem pensa passa-las por cá está no mínimo limitado às piscinas…

* imagem retirada do Jornal “Reconquista” 6 de Junho 2007


Pedro Álvares Cabral

15 comentários:

Indío disse...

Meus queridos!!!
Mais um assunto bom!!!!
Na verdade nos somos um bom exemplo de uma boa vila; mas só para alguns, os cowboys, os do ouro.
Bom exemplo que nos somos!
O maior refexo do país é a nossa vila,nos vamos construir muita coisa, o que? isso é que ninguem sabe mas vamos?
a "cidade" desportiva que em aldeias mais pequenas que belmonte já são um forte motor de desenvolvimento, para nós ainda é só uma miragem, mas longe.
Um parque de campismo? isso não é para belmonte aturar uns quantos campistas, náa belmonte não tem interesse nisso, isso não trás desenvolvimento, enfim o k eu vos digo é,
Indios desta terra vamos à luta o alkaide da vila tá a fraquexar!!!
Será que em belmonte ainda há indíos?

Unknown disse...

Custa-me a crer que as boas "gentes de Belmonte" só agora se tenham detido neste problema, que afinal de contas constitui o maior problema desta comunidade - a incompetência.
Quando fala da praia fluvial lembro-me que essa infraestrutura foi legada aos "escutas" de Belmonte para a sua manutenção e gestão, quando fala das piscinas de Belmonte deve saber que estas também são mantidas e geridas por outra entidade que não a C.M.B, ou seja, pela sua Junta de Freguesia.


Ora bem, se lhes foi dada a cana de pesca e não o peixe, eles lançaram-se ao mar, mas menos preocupados com as futuras fainas do que com o peixe entretanto capturado, deixaram apodrecer os seus artefactos.
E agora passam fome de meia noite, porque qualquer barquito está melhor apetrechado do que estes, vejam Valhelhas no verão, Alpedrinha, Penamacor e até mesmo Caria...


A incompetência reside apenas e só no facto de acreditarem que outras colectividades que não a C.M.B tenham a mesma visão estratégica daquela, que por necessidade institucional, lhe é devida e vejam quer nas piscinas como na praia fluvial um meio para suprirem a sua falta de verbas crónica e aqui culpo directamente a C.M. de Belmonte.

Aproveitem enquanto podem

Anónimo disse...

Sou de opinião que pouco se aprende com a vitória,mas muito se aprende com a derrota.Depois do lamentável sucedido da semana passada,em que considero que fomos TRAÍDOS,pois empenhámo-nos de corpo e alma para dar voz a um blog que no meu caso,desconheço completamente o autor do mesmo,consegui dar o meu contributo sem me importar com identidades....Penso que formáva-mos um grupo razoável de pessoas que dáriamente mantinham as "GENTES DE BELMONTE"interessadas nas noticías,nos comentários e até na nossa identidade... O Judeu "morreu", mas nós ainda não ,portanto a vida continua....sou de opinião que todos os "mortos" merecem um "funeral" digno,depois do devido "luto" do tempo que precisei para carpir as minhas mágoas ,a minha dor,estou de volta,pronto para enfrentar novos desafios. Apesar do Pedro ter agarrado imediatamente no blog parece-me que as pessoas não estão receptivas,rejeitam a possibilidade deste blog ser um sucesso maior que o "falecido",então hoje espero sinceramente que comece uma nova FASE de enrequecimento para que este blog tenha continuidade e não se afunde no marasmo da ignorância .....diz o velho ditado:quem não sabe,é como quem não vê...ora nós vemos,nós sabemos,vamos partilhar as nossas ideias com quem não sabe,e não vê.Se nos unirmos novamente,garanto-vos que isto resulta,ai se não resulta...soube hoje que o contentamento do alcaide e dos seus colaboradores é mais que muito,os "garotitos"perderam o pio...palavras dele claro está,enganou-se o alcaide....EU anónimo assumido,que a partir de hoje ,adoptarei o nome de IGNÓBIL ANIMAL,adjectivação dada por um comentarista do "falecido "blog,que muito nos honrou com bons e elucidativos temas,que democráticamente aqui foram expostos e comentados.Na esperança de despertar conciências,de desafiar "velhos" guerreiros,espero que este meu pedido tenha uma resposta positiva e continuemos todos a divulgar o que nos parece errado,injusto e bizarro. Cumprimentos cordiais aos comentaristas do "defunto" JUDEU.Lembrem-se que BELMONTE requer uma mudança urgente em muitas áreas...palavras aqui escritas no post...quem sabe se essa mudança não começará com este novo espaço que alguém teve a coragem de agarrar para que a nossa "voz"se faça ouvir?!

Anónimo disse...

uma aldeia...

vergonhoso!!

Anónimo disse...

Belmontense de gema, longe da sua terra, necessita novidades e dialogo da sua terra nata.

Já vi que houve alterações no blog, no entanto ...

..amigos ponham-me ao corrente de novidades.

Um abraço a todos

odescobridor disse...

Caro Pedro

Tal como o avisei num dos meus primeiros comentarios, o blog está a definhar e a morrer, muito por sua responsabilidade, para não dizer que por sua exclusiva responsabilidade. Muitos dos comentadores que por aqui passaram reconhecem-lhe caracteristicas semelhantes ao nosso comendador, alias muitas desconfiam até que seja alguem muito proximo dele que agora assumio os designios do blog. Enquanto o senhor mantiver a obrigatóriedade da sua aprovação nos comentários individuais de cada um (realmente um atitude que muito bem poderia ser atribuida ao nosso comendador como alguem me comentou)julgo que dificilmente verá o seu blog com a mesma dinamica que osjudeus tiveram, acho que o Sr poderia muito bem eleminar comentario que se revelassem menos correctos, mas dai até decidir a prior o que se pode postar ou não, vai uma grande distância.No entanto o blog É SEU, fará o que muito bem entender, mas este espaço tinha como principal função a liberdade de expreção para qualquer Belmontense. Fique siente que também este será o meu ultimo comentário neste blog, até que as coisas mudem

até uma nova descoberta
fiquem inquietos
odescobridor

Anónimo disse...

A sensação que deu é o Judeu foi ao ar porque se começou a por em causa não só o lado do poder mas também os que andam na oposição, ou seja, o lado de lá. Basta ver que toda a dinâmica da discussão estava agora centrada na Santa Casa e nas possíveis anomalias que por ali se passavam.
Por isso, caros senhores administradores do blog, perderam a credibilidade. E não venha o judeu desculpar-se que desistiu do blog porque alguns já sabiam a sua identidade. Bastava ver a tendência dos posts para se lá chegar. O blog acabou porque se começou a falar daqueles que não se quer que se fale. Dizem-se estes políticos democratas... que treta. Nunca foi objectivo do blog falar dos problemas (e porque não, das virtudes) de Belmonte. Mas sim dos senhores do poder. Ou seja, o objectivo era ser um contra-poder para mais facilmente se poder aceder a ele, a esse mesmo poder.
Que lástima. Mas são os políticos que temos. E o senhor judeu é um deles.
Por isso, neste não entro mais. Parto para outra. Até uma próxima.

O da Rua Sésamo

Pedro Álvares Cabral disse...

caro odescobridor, até a o momento ainda não tive necessidade de eliminar qualquer comentário, portanto talvez se justifique o fim da moderação de comentários. Quanto à aproximação do Comendador, não vamos por aí... já referi que sou um mero participante do anterior blog e que achei mal que tivesse acabado.

Assim sendo vou seguir o seu concelho e abrir os comentários a todos, mas como referi não tolero faltas de respeito para com os participantes.

Anónimo disse...

ó da sésamo! que grandes virtudes que podemos falar de Belmonte? só se forem as que não são aproveitadas como é o caso da praia fluvial por exemplo...

Anónimo disse...

Vamos lá esclarecer o que precisa ser esclarecido....No dia 6 eu repondi á "maria "sobre um comentario dela ,em relação á SCMB,como alguém aqui referiu e bem, era o assunto do momento.O texto da "Maria" não me agradou,porque o entendi como um assunto pessoal,e respondi-lhe perante a minha interpretação do que tinha lido.Havendo anonimato a troca de identidades pode por vezes fazer das suas....Creio que foi o que se passou pois a resposta que obtive foi das coisas mais absurdas que li .Fui insultado aqui no blog como nunca pensei que alguém o fizesse.Apenas sorri perante tantos adjectivos que me tinham sido atribuídos.A "Maria" desceu de nivel e não se poupou a esforços para classificar o meu comentário.Contudo, só me apercebi que não era a minha pessoa o alvo,mas alguém que trabalha na SCMB,pois como despedida dizia-me que o meu ordenado seria pago de qualquer maneira.AH pois é enganou-se...não trabalho lá,não tenho qualquer vínculo com a mesma,como disse ,limitei-me a comentar ......A liberdade de expressão para qualquer pessoa, é um bem do qual jamais devemos abdicar,isso não inclui insultos .Foi com muita pena que verifiquei que a maior parte dos meus "amigos" não tiveram oportunidade de ler o que esvrevi,nem a resposta que obtive.....pois no dia 7 pela manhã o blog desaparecera....Daí ontem o meu apelo aos comentaristas para que haja união,e sem ressentimentos da minha parte,resolvi dar esta explicação pois sei que poucos tiveram acesso á leitura dos respectivos comentários.Defendi o meu raciocinio nada mais... Como entendi as precauções do PEDRO mais do que justas ,depois do lamentável incidente ocorrido na semana passada.Uma palavrinha ao nosso odescobridor que tanto nos esclareceu e nos presenteou,com excelentes comentários:nós TODOS JUNTOS fazemos a DIFERENÇA.... Cumprimentos do IGNÓBIL ANIMAL,o PRÓPRIO.

Anónimo disse...

caros amigos tive a oportunidade de poder conhecer as prais fluviais mais bonitas da nossa zona .Há uns anos eu e uns amigos fomos de férias para a zona do pinhal ,fiquei impressionado com a capacidade das pessoas e a visão das mesmas .Porque é muito importante termos algo onde pegarmos e conseguirmos fazer-mos alguma coisa.Pois é isso que aconteceu precisamente na Froia .As pessoas conseguiram fazer de um ribeiro uma praia fluvial muito bonita os nossos responsaveis deveriam ser chamados há responsabilidade, pois o dinheiro dos contribuintes foi gasto sem responsabilidade numa praia fluvial sem futuro sem espaço sem qualidade e tanto espaço que o nosso concelho tem .

odescobridor disse...

Caro Pedro
Desde já agradeço que tenha tido em conta o meu pedido, e desde já poderá contar novamente com a minha participação activa
até uma nova descoberta
fiquem inquietos
odescobridor

Anónimo disse...

Belmonte precisa de sair da letargia em que vive, precia de uma lufada de ar fresco e isso só se consegue quando se arrisca, quando, em vez de se critcar, se dá uma opotunidade a novas idéias.

Anónimo disse...

desde que infelizmente morreu o encarregado geral do pessoal de rua da Camara e que foi substituido por outro que passou a ser uma balda...desde de meter pessoal a trabalhar por conta dele!adquirir diversos materias para ele em nome da camara...destino esse que fica algures pelas Pereiras.esse material é pago por todos nós!e com transporte incluido por conta da camara.e mts mais!!ficamos por aqui!pensem!!!

Anónimo disse...

Caros comentadores...

já repararam que grande parte dos comentarios não têm nada a ver com o tema do post. Interessa é dizer mal da alcaiadaria. Assim tambem se torna aborrecido.
Este post é sobre uma infraestrutura engraçada que pode ser copiada.Vamos dar uma ajuda ao Alcaide e dar-lhe umas ideias. Se somos de Belmonte e queremos ver Belmonte mudar vamos contribuir para isso. Penso que desta forma este Blog poderá ter uma maior utilidade e ser levado a sério.