quinta-feira, 19 de julho de 2007

CNE Agrupamento 33 Belmonte

"Paulo Manteigueiro, antigo chefe do agrupamento 33 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – que já se encontrava suspenso do cargo desde Setembro do ano passado por haver suspeitas de irregularidades na gestão das contas – viu-lhe aplicada uma pena de demissão de quatro anos.

A decisão foi tomada pela Junta Central do CNE, quase um ano depois da polémica ter sido instalada. A Junta Regional da Guarda do CNE decidiu também suspender por um ano o tesoureiro Mário Leal.

Recorde-se que os dois antigos dirigentes já tinham sido suspensos das suas actividades no ano passado através de processos disciplinares, por existir suspeitas de que alguns dos apoios financeiros ao agrupamento estavam a ser movimentados para uma conta paralela.

«As dívidas do agrupamento e um cheque avultado, na ordem dos 250 mil euros, não estavam nos relatórios da contabilidade. Isso levou-nos a aplicar processos disciplinares e concluímos que o chefe do agrupamento era o maior culpado porque sabia de tudo o que se estava a passar», disse o chefe regional Bento Duarte.

Bento Duarte não pode afirmar que tenha havido desvios de dinheiros, uma vez que essa é uma situação «que apenas compete aos Tribunais». No entanto, o chefe da Junta Regional da Guarda não descarta a possibilidade do assunto chegar à barra dos tribunais.

«Fizemos apenas o que nos competia, ou seja, remetemos a situação à Junta Central. É à estrutura central que compete agora decidir se avança com uma queixa oficial ou se o assunto fica por aqui», disse aquele responsável.

Seja como for, Bento Duarte acredita que, com a aplicação das penas, o agrupamento tem agora «condições» para voltar a ser reactivado. Há quase um ano que o agrupamento, que possuía à volta de 60 escuteiros, se encontrava suspenso por não haver actividades nem dirigentes para ensinar os valores do escutismo aos mais jovens.

A Junta Regional da Guarda quer que o agrupamento esteja a funcionar já em Outubro – altura em que começa o ano escutismo – e para isso já nomeou três elementos para fazer o inventário do património daquele núcleo e encontrar dirigentes que possam levar o agrupamento a bom porto."

in Kaminhos


Caminharás sobre brasas e sobre brasas te deitarás,
tu gente rude que nada mais que o poder quererás!

O Clone 666

Post recebido por e-mail: p.alvares.cabral@hotmail.com

18 comentários:

Anónimo disse...

Aí sim não me digam k o sr .manteigueiro e o márinho leal desviaram dinheiro dos escuteiros.é pá k Chatice akele homem da junta regional os ter denúnciado eles k até são da alta de Belmonte ou se fazem passar por isso.Belmonte e as suas instituições estão a cair por terra.Saudações Belmontinas

Anónimo disse...

Por acaso também fiquei um bocadinho admirado

Anónimo disse...

admirado? só se for pelo tempo que demorou até que alguém intervisse... e admirado estou eu como certas pessoas andem ainda por ai a fazer passar por parvos a população sem que ninguém ivestigue!

Mas temos de dar o desconto, afinal estamos em Portugal e sobre tudo em Belmonte!

Não se preocupem que com o tempo tudo se sabe... assim espero em nome da justiça.

Anónimo disse...

o que nem todos sabem é que nao foram so estes a meter a mao, talvez haja mais alguem que encheu os bolsos,por outro lado os comentarios que tenho ouvido em relação a um tal de chefe Bento, penso que é assim que o senhor é apelidado, não compreendo afinal quem é que ele nomeou para vir tomar conta dos nossos filhos, querem ver que são escuteiros de fora, se assim for , ja começo a acreditar que haverá tambem má fé deste senhor para com os nossos rapazes que á tantos anos fazem parte cne, porque afinal so dois foram suspenssos então porque não continuam os restantes a desempenharem o seu trabalho
caso as minhas duvidas se confirmem em relação a escolha desse tal chefe, acredito então no que se diz por ai nas conversas de cafe , " eles querem é ficar com o património que os escuteiros de belmonte conseguiram"
se assim se confirmar peço a toda a população de belmonte que entervenha para que possamos continuar , nos , os nossos filhos, netos a desfrutar de algo que é belmontense pois sempre tivemos pessoas capazes e continuaremos a ter para ensinarem aos nossos os ensinamentos do escutimos sem que para isso tenha que vir gente de fora

juntos vamos conseguir

Anónimo disse...

Também gostava que fossem belmontenses a tomar conta dos nosso jovens, mas se vier alguém do exterior que tenha competência, responsabilidade e que consiga "mover" os jovens de Belmonte para o escutismo também será bem vindo!

Anónimo disse...

acho piada a este ultimo comentario, por si tudo o que temos poderia ser ocupado por pessoas de fora, grande belmontense

Anónimo disse...

Caro amigo cada um tem a sua opinião. E eu referi que "Também gostava que fossem belmontenses a tomar conta dos nosso jovens"

Pela sua maneira de pensar entao eu diria que voce só quer que Belmonte tenha Belmontenses!

O PNR é que diz "Boa viagem" aos imigrantes! Não me diga que diz o mesmo às pessoas que vêm de fora de Belmonte a prestar serviços?

Ou pensa que só com belmontenses se construiu Belmonte? Veja a história e já agora também a actualidade! Ou as poucas empresas que empregam centenas de trabalhadores no concelho são só de belmontenses? Queria ver o que seria de Belmonte sem elas!

Por isso eu digo que gostava que fossem de Belmonte, mas se quem vier de foram fizer um bom papel e dignifique esta terra que seja bem vindo!

Se for de Belmonte então fico ainda mais contente desde que os resultados também sejam positivos!

Mas respeito a sua opinião.

Anónimo disse...

Depois de ter lido estes ultimos comentarios, resolvi participar pela primeira vez neste blog, pelo pouco conhecimento que tenho, pois nunca lidei directamente com este grupo, parece-me que durante muitos anos sempre desempenharam um belissimo trabalho, têm sem duvida um patrimonio consideravel, conseguido claro com algumas ajudas, ajudas essas que ao que sei todas as colectividades tem, depois de ler este post, pensei que será que esse dinheiro nao foi gasto para melhorar as condições deste grupo,não há um exclarecimento quanto as razões que levaram á suspensão destes dois menbros , afinal foram eles que ficaram com o dinheiro ou não?

Anónimo disse...

O sr. anónimo das 10.21, como se costuma dizer, há 1ªcavadela minhoca, se realmente é a 1ª vez que participa.
Então diz o sr. que têm as mesmas ajudas que as outras colectividades, está enganado.
Depois ou não é de cá e não sabe o que se cá passa, ou vive no mundo da lua! Então quem acha que ficou com dinheiro? Deve estar a gozar com o pessoal todo de Belmonte!
Leia os comentários todos, e tire as devidas ilações.

Anónimo disse...

para responder ao sr. em nome do pai, penso que a minha pergunta não é descabida, porque o que se diz por aqui é que apenas estes dois ficaram com o dinheiro , mas o que eu ouço na realidade é que foram mais a ficar tambem com dinheiro, segundo se consta há mais pessoas envolvidas, então volto a fazer uma pergunta, porque é que o nome dessas pessoas não é revelado?
talvez o senhor me saiba responder a esta pergunta.

Anónimo disse...

Em relação a quem vai tomar conta do agrupamento, acho que nao restam muitas dúvidas!!! Pois o Sr. Bento tem alguém de confiança(!!!)dentro dos antigos CNE. E esses já começaram a ocupar alguns lugares, antes ocupados por esta instituição.
Será que as denúncias feitas não vêem da parte de um senhor que já sabia que viria a ocupar o lugar
do Sr. Manteigueiro?
A ver vamos, se não tenho razão!!!

Anónimo disse...

Que me pague a mim e a tantos outros o que deve em vez de ir de férias e desligar o telemóvel....

Anónimo disse...

Se sabe que existem mais pessoas envolvidas, suponho que conheçe ou ouviu falar nesses nomes. Avançe. Diga nomes.
Ou então os visados, que digam que não são só eles, que meteram a mão.

Anónimo disse...

o senhor deve saber tao bem ou melhor do que eu quem sao, porque nao avança tambem, para em nome do pai

Anónimo disse...

Para responder ao em nome do pai, pareceme que o senhor se tem espinhado com alguns comentarios , sera que lhe estão a pisar os calos?

Anónimo disse...

o que eu gostaria de saber é como é que a junta regional soube desse cheque?
se alguem me souber responder agradecia, pois fala-se , fala-se mas ainda nao percebi a historia, e como belmontense agradecia a quem soubesse que me imformasse.

Anónimo disse...

a alguem fala aqui de mais pessoas envolvidas, quem sao?

Anónimo disse...

pa tão todos limpos! não se passou nada, não houve desvios isso são histórias! dinheiro qual dinheiro nunca vi... é uma cbala contra o pessoal... Meus amigos onde há fumo há fogo, não me digam agora que afinal tudo o que se diz é mentira.