sábado, 14 de julho de 2007

Comurbeiras apresenta plano em Outubro

A Comurbeiras – Comunidade Urbana das Beiras vai entregar no próximo mês à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) o plano de desenvolvimento dos 12 municípios que integram a associação intermunicipal.

A versão preliminar do plano de desenvolvimento para os próximos seis meses já está concluída e as autarquias terão agora, até ao final de Julho, que se pronunciar sobre as obras que consideram estruturantes para a região.
«No mês de Agosto vamos enviar para as assembleia municipais o plano para se pronunciarem sobre o plano e vamos enviá-lo para a CCDRC. Em Outubro, a versão final do plano estará concluído para o enviarmos ao Governo», disse Carlos Pinto, presidente da Junta da Comurbeiras e também da Câmara da Covilhã.
Recorde-se que o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comunidade Urbana das Beiras foi desenvolvido perla Global Change – empresa de consultadoria e foi apresentado à assembleia do organismo em Fevereiro passado.
O Plano assentava em cinco grandes eixos: Património Histórico e Turístico, Produtos do Território, Posicionamento Transfronteiriço, Inovação e Competitividade e, por fim, Coesão Social e Territorial.

Apresentava um total de 480 projectos dos vários municípios que, durante os últimos meses, foram retiradas do plano. «Vamos apresentar apenas o que é prioritário e que se enquadre nos cinco eixos do QREN», justificou Carlos Pinto.

Os projectos têm assim que se enquadrar nos cinco eixos do Quadro de Referência Estratégico Nacional, ou seja, têm que ser projectos que promovam a qualificação dos portugueses, o crescimento sustentado, que garantam a coesão social, que assegurem a qualificação do território e das cidades e que aumentem a eficiência das instituições públicas.

Depois de se enquadrarem nestes eixos, as obras que serão incluídas no plano final a apresentar ao Governo, estarão ainda divididas em três níveis e que foram «classificadas com uma, duas e três estrelas».

Os projectos com três estrelas são aqueles que dizem respeito à Comurbeiras – como é o caso da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda ou o aeroporto regional da Covilhã - ; os de duas estrelas são projectos que dizem respeito a mais do que um município «como uma estrada, por exemplo». Os de apenas uma estrela são os projectos de âmbito concelhio.

Carlos Pinto não revela para já quais as obras que considera prioritárias, nem o valor total do Plano pois «poderá haver alterações até que fique completamente concluído», disse.

Recorde-se que a Comurbeiras é constituída por 12 municípios. Do distrito da Guarda estão Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Mêda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda. Do distrito de Castelo Branco, estão apenas a Covilhã, Belmonte e Penamacor. O Fundão também deverá integrar a Comurbeiras e já apresentou projectos.


in kaminhos


Pessoalmente tenho alguma esperança na Comurbeiras. Desde que o nosso município consiga defender bem os seu interesses face aos ditos grandes (Covilhã e Guarda) e o mesmo em relação aos restantes Concelhos que constituem a Comunidade Urbana da Beira Interior...

Qual a utilidade e o futuro da Comurbeiras para o desenvolvimento da nossa região e de Belmonte?

Quais os Projectos que Belmonte apresentou para o plano de desenvolvimento? São os mais adequados? Quais deveria ter apresentado no seu entender?

Está aberto o debate.

10 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso não sei quais são os projectos que a câmara municipal achou como prioritários para o concelho de Belmonte... Mas acho muito bem que os municípios da região se unam pois existem certos interesses que são comuns a todos. Eu defendo uma ligação Belmonte-Coimbra (com a ligação à A1) via serra da estrela, seria muito bom para o nosso concelho e para a região!

Anónimo disse...

para quem não sabe o vice presidente desse projecto é o nosso presidente por isso de certo que trará algo importante para a nossa terra

Anónimo disse...

Projectos? hm... deve ser mais algum museu ou alguma rotunda como a do pinhal do carrola para só circularem triciculos! lol

Anónimo disse...

agora a sério, gostava de saber quais são esses projectos sem alguém souber?

Anónimo disse...

*corrector: se alguém souber?

Anónimo disse...

Projectos só se for para caria pk o nosso mexicano em Belmonte e por Belmonte em si nada faz.Vai mais um museu ou k?

Anónimo disse...

E em Caria o que é que o alcaide já fez?.....Nada.
O alcaide tem um projecto para mais um museu na casa da torre,de Caria, ideia original a dele...visto a falta de museus neste concelho,ser escassa aí vem mais um...
Realmente a procura é mais que a oferta,assim compreendemos a necessidade de mais um...
BOA IDEIA sr alcaide.....esta nem ao diabo lembraria.

Anónimo disse...

Ó alcaide quando eu for grande,quero ser como o senhor.
É o meu herói!...
Não me diga que Caria vai ter um museu?!Mas compreendo...com tantos elementos de Caria a ajudá-lo a tomar decisões importantes,que lhe mostram o caminho a seguir para o desenvolvimento desta terrinha!..Caria até lhe deu a vitória....muito bem ,continue que vai no caminho certo .
Até propunha um museu de cera:pense lá bem se não seria o caso dos "tais"senhores de Caria sevirem de chamariz aos turistas e serem TODOS transformados em estátuas de cera, devidamente identificados cada um melhor que o outro.... ai era um luxo...ah, mas todos a rir sem excepção,com a cara de parvos que já nos habituaram ao longo dos anos,claro que o sr seria logo o primeiro á entrada do museu,pois o alcaide é o alcaide,o primeiro ,o único,enfim é o meu herói.....

Anónimo disse...

A Comurbeiras para Belmonte até ao momento(corrigem-me se estou enganado) serviu apenas para reuniões dessa associação, em que o Comendador é realmente o vice-Presidente.
Projectos??
Vocês estão tontos!
Elaborados por quem??
Realmente a nossa perfeitura, está cheia de projectistas, o Comendador rodeou-se de pessoas capazes,tendo normalmente o hábito de delegar, sendo uma pessoa que não gosta de ter o poder consentrado, numa única pessoa, neste caso em sí próprio.
Ou não conheçem o presidente que têm, ou não estamos a falar da mesma pessoa.
Um homem que não consegue, que numa terra tão pequena, as luzes acendam todas UMA(1)ÚNICA VEZ!! Nos 365 dias que tem o ano!?!
A comparação pareçe absurda, não é?
Mas... meus amigos quem não consegue resolver uma situação... decerta forma bizarra! Não consegue fazer nada.
Começem pôr pedir coisas simples!
Façam como eu! Que pedi somente a iluminação. depois pedimos para arranjar a outra retunda, pedindo por fim as fotografias da casa do Brasil! Agora projectos?! Ném me atrevo.

Anónimo disse...

Empenhadissímo no desenvolvimento do concelho,vice presidente da Comurbeiras,acredito que o alcaide se empenhe num projecto á sua altura e tanto quanto a sua influência lhe permita,não nos desiludiremos com ele.
Acredito e aposto na enorme capacidade do alcaide e das pessoas que o rodeiam.
Agora que elevei o pessoal trabalhador da C.M.B. peço o FAVOR de trocarem a torneira PÚBLICA que se encontra junto ao quiosque ...ao jardim ....e ás escolas ...isto em CARIA ,encontra-se AVARIADA e não dá jeito...
Perceberam ou é preciso um projecto?!
É pra TARIA...
E agora digam lá se não sou vosso amigo ó pessoal...
Prometido é devido,pensavam que eu não pedia a torneira nova pra TARIA?!
Ficam a dever-me esta....