terça-feira, 22 de abril de 2008

"Cartão de Cidadão" em Belmonte

O Cartão de Cidadão é um documento de cidadania.
Como documento físico, permite ao cidadão identificar-se presencialmente de forma segura. Como documento tecnológico, permite-lhe identificar-se perante serviços informatizados e autenticar documentos electrónicos.

Na sua dimensão agregadora, junta num só documento as chaves indispensáveis ao relacionamento rápido e eficaz dos cidadãos com diferentes serviços públicos, por exemplo num só cartão engloba o bilhete de identidade; numero de identificação fiscal; cartão de utente; cartão da segurança social e de eleitor.

O Cartão de Cidadão na sua vertente digital, promove o desenvolvimento das transacções electrónicas dando-lhes a segurança da autenticação forte e da assinatura electrónica.

Em Belmonte, e passado um mês desde a entrada em funcionamento do equipamento para tratar deste documento, a adesão, como pudemos verificar “tem sido boa”, mesmo sem colhermos opinião junto dos técnicos do Registo Notarial, conforme nos foi confirmado por diversos utentes, esta tem sido uma novidade bem aceite junto da população.
O Cartão do Cidadão, que desde o passado dia treze de Março, pode ser feito no Registo Notarial de Belmonte.

Do ponto de vista visual, o cartão exibe, na frente, a fotografia e os elementos de identificação civil. No verso, terá os números de identificação dos diferentes organismos cujos cartões agrega e substitui, possui ainda uma zona de leitura óptica. Do ponto de vista electrónico, terá um chip de contacto, com certificados digitais (para autenticação e assinatura electrónica), podendo ainda ter a mesma informação do cartão físico, completada por outros dados, designadamente a morada.

O Cartão de Cidadão pode ser solicitado desde o passado dia treze de Março no distrito de Castelo Branco. E para além de Belmonte, ainda em Vila Velha de Ródão, Vila-de-Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Penamacor, Oleiros, Idanha-a-Nova, Fundão, Covilhã e Castelo Branco são os concelhos onde é possível requerer o novo documento de identificação.

Além de Castelo Branco, o Cartão de Cidadão já pode ser pedido nos Açores, Portalegre, Évora, Bragança, Beja e Vila Real. Os restantes distritos do país, a Região Autónoma da Madeira e os consulados portugueses no estrangeiro disponibilizarão o documento até Julho de 2008.
O Cartão de Cidadão pode ser solicitado no distrito da Guarda, desde o final do mês de Março.

Até à data, foram entregues mais de 45.000 documentos.
in Rádio Caria

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Na minha proxima visita ao meu distrito, la terei pedir o novo cartao para sustituir os outros antigos.
Viva a modernidade!

Um abraco dalgodrense.