quarta-feira, 16 de abril de 2008

Regadio da Cova da Beira chega ao concelho de Belmonte

O bloco de Belmonte e Caria do Regadio da Cova da Beira vai começar a funcionar em período experimental no início do mês de Maio, revelou hoje à Agência Lusa o presidente da Associação de Regantes, António Gomes.

O novo bloco de rega abrange 3.000 hectares de terrenos e deverá levar também à estreia do túnel de ligação entre as barragens do Sabugal e Meimoa.

"Hoje temos entre 16 a 17 milhões de metros cúbicos de água para rega na Barragem da Meimoa", disse aquele responsável.

"Com a entrada em funcionamento do bloco de Caria e Belmonte, prevemos que em fins de Junho deva ser necessário trazer água do Sabugal pela primeira vez", adiantou.
Deverá ser feito um transvaze de 18 milhões de metros cúbicos para o resto do Verão, de entre os 30 que estão disponíveis na Barragem do Sabugal. A ligação entre as duas barragens quase elimina por completo o risco de seca para os utilizadores do Regadio da Cova da Beira.

No entanto, António Gomes é cauteloso: "É uma obra nova que vai ser usada pela primeira vez, por isso, temos que ver como se comporta".

"Por outro lado, os períodos de seca são cada vez mais frequentes, pelo que, independentemente dos recursos disponíveis, a gestão da água deve ser vista cada vez com mais cuidado", sublinhou.

Segundo António Gomes, as culturas de Outono e Inverno na Cova da Beira já "sofreram um pouco" com a seca e só a chuva das últimas semanas veio atenuar a situação.

"Mas era bom que ainda chovesse um pouco mais, na medida certa, para não atrasar as culturas de primavera", acrescentou.

Para já, o Bloco da Meimoa é o único do Regadio da Cova da Beira que está a funcionar. Foi aberto em 1990 e contou na última campanha com 646 utilizadores distribuídos por 1.700 hectares de terreno nos concelhos do Fundão, Penamacor e Sabugal.

A utilização fundamental são culturas de milho, grão e silagem (alimentação de animais).

As inscrições para o bloco de Belmonte e Caria (concelho de Belmonte) começam no próximo dia 20, com a Associação de Regantes a deslocar-se a cada uma das localidades para receber os interessados.

"Se a rega chegar a 60 por cento da área, devemos ter naquele bloco 400 utilizadores", disse o responsável.

O Regadio da Cova da Beira ficará completo com a construção dos blocos da Covilhã e Fundão, cuja conclusão está prevista para 2009.


in Kaminhos

1 comentário:

Anónimo disse...

Os nossos politicos locais deviam estar preocupados, para além deles existem outros a meter ainda mais água...