sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cova da Beira com maior concentração de empresas

Com cenário económico internacional em rota de colisão com alguns dos indicadores mais pessimistas de que há memória, pelo menos desde a Grande Depressão de 1929, os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) ajudam a fazer um retrato do tecido industrial da região. Apesar das volatilidades inerentes à constituição e dissolução de sociedades, fica o traço estrutural e as tendências do mercado de trabalho regional.

A sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) é das mais pequenas sub-regiões, em termos geográficos, da Beira Interior, mas é a segunda com mais empresas registadas em 2006: 7.838 entidades, das quais 4.559 no concelho da Covilhã, 2.640 no Fundão e 639 em Belmonte. Este número é apenas suplantado pela Beira Interior Norte (constituída por nove municípios), com 9.317 empresas.

Daí, não é de surpreender que a densidade de empresas na Cova da Beira seja muito superior à das outras sub-regiões da Beira Interior, com uma média de 5,7 empresas por quilómetro quadrado. A Beira Interior Norte tem uma densidade de 2,3 empresas por quilómetro quadrado, a Beira Interior Sul (onde estão municípios como Castelo Branco e Idanha-a-Nova e Penamacor), 1,8 de média e a Serra da Estrela (Fornos de Algodres, Gouveia e Seia), 4,2 empresas por quilómetro quadrado. O Pinhal Interior Sul (onde estão concelhos como Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros) tem uma média de 1,8 empresas por quilómetro quadrado.

in "JF"

Sem comentários: