sexta-feira, 13 de junho de 2008

"Praia Acessível, Praia Para Todos" em Belmonte

Segundo a Agência Lusa, cento e trinta e quatro praias marítimas e fluviais portuguesas dispõem de condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada ostentando o símbolo de "praias acessíveis".
O símbolo "Praia Acessível, Praia Para Todos" é um projecto nacional, coordenado pelo Ministério de Trabalho e da Solidariedade Social, através do Instituto Nacional para a Reabilitação.
Criado em 2004, este Projecto tem como objectivo tornar as praias marítimas e fluviais acessíveis às pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada - promovendo a igualdade de direitos no acesso efectivo a espaços de lazer - através da criação de condições básicas de acessibilidade.
Este ano podem ostentar este símbolo 134 praias, mais 39 em relação que no ano anterior.
As praias acessíveis dispõem de acesso pedonal facilitado, estacionamento ordenado com espaço para viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida, rampas para acesso ao areal, passadeiras no areal até ao mais próximo possível da água, acesso facilitado às instalações sanitárias adaptadas e ao posto de socorros.
Nas praias distinguidas com este galardão, os utilizadores poderão ainda encontrar cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares que permitam às pessoas com mobilidade condicionada aceder à água.
A zona norte dispõe de 23 praias com este símbolo, no Centro 30, em Lisboa Vale do Tejo existem 24, no Alentejo 12, no Algarve 36 e nos Açores nove.
Segundo a mesma fonte a praia fluvial de Belmonte também faz parte da lista.

Sem comentários: