sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ATL em Belmonte poderá encerrar

Os pais das 90 crianças que frequentam o espaço de Actividades de Tempos Livres (ATL) da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte foram informados que aquele espaço poderá fechar portas a partir do próximo dia 15 deste mês.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, em causa estão "apoios que deviam ser da responsabilidade da Câmara Municipal de Belmonte que não estão a chegar ás instituições" que prestam este serviço.

De referir que actualmente os pais pagam pouco mais de 40 euros por criança, e para viabilizar o funcionamento do ATL, esse pagamento deveria rondar os 140 euros. Um valor que João Gaspar reconhece "ser insuportável pela maioria dos pais".

Para hoje está agendada uma nova reunião, entre a Santa Casa de Belmonte e os pais, para decidir futuras acções e onde serão dados todos os esclarecimentos sobre este processo.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, outras instituições poderão também seguir o mesmo caminho. João Gaspar refere que para além do ATL da Santa Casa da Misericórdia, também a Associação Nossa Senhora da Esperança poderá estar na mesma condição. Duas instituições que reúnem o maior número de crianças, na ocupação de tempos livres sendo cerca de duas centenas.

Sobre este processo o presidente da Câmara Municipal de Belmonte desmente que apoios que deviam ser da responsabilidade da autarquia não estão a chegar às instituições que prestam este serviço de actividades de tempos livres. Amândio Melo diz que "a autarquia não recebe verbas para esse fim" e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte "terá que provar as suas afirmações nos locais apropriados".

O presidente da autarquia referiu ainda á Rádio Caria que a Câmara "apoia as famílias carenciadas no que diz respeito á alimentação das crianças" e que a autarquia "não tem obrigação de pagar as dívidas da instituição".

Segundo Amândio Melo, a autarquia recentemente apoiou a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte com 2800 euros para actividades de tempos livres. O autarca refere que "a gestão da Santa Casa da Misericórdia é um problema de quem a dirige". Amândio Melo mostra-se no entanto preocupado quanto a um possível encerramento das actividades de tempos livres na Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e não deixará de encontrar soluções.
in "Rádio Caria"

1 comentário:

Chefe Soares disse...

Fico triste por ver 90 crianças sem actividades de tempos livres e de os pais estarem desesperados, sem saber onde os deixar, pois a vida ja nao é como noutros tempos que as crianças podiam ficar em casa sozinhas ou a brincar na rua com os vezinhos, mas agora nem para os carros as ruas chegam e todos os dias há crianças que desaparecem. É necessario reflectir que esta porcaria só acontece por motivos "POLITICOS" motivos esses que cada vez mais nos atrasarao a vida, TENHAM VERGONHA ESTAMOS A FALAR DE CRIANÇAS, NAO DE MUNIÇOES!!!