sábado, 10 de janeiro de 2009

Resistrela iniciou funções

Está assinado o contrato de trespasse da concessão da exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) da Cova da Beira, celebrado entre a Águas do Zêzere e Côa e a Resistrela.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2009, a Resistrela S.A. é a empresa multimunicipal responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos 14 municípios que integram a sua área de abrangência.

Tem um capital social de quatro milhões de euro, detendo a EGF S.A. (empresa geral de fomento) 62,95% e cabendo o restante capital aos municípios utilizadores, exceptuando a Covilhã que não faz parte da sociedade, e à associação de municípios da Cova da Beira.

Em comunicado a empresa enumera os objectivos que pretende atingir, entre eles, desenvolver e melhorar o sistema de gestão e valorização de todos os resíduos sólidos urbanos produzidos na região e aprimorar o sistema de recolha selectiva para reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterro e para valorizar todos os resíduos passíveis de serem separados, como o vidro, o papel, o cartão, o plástico e os metais.

Estreitar laços de cooperação com o sector agrícola e com agentes económicos e sociais da região são outras da metas enunciadas pelos responsáveis da Resistrela

A empresa vai servir uma população de 221195 habitantes numa área de 6.160 Km2.
in "RCB"

Sem comentários: