sábado, 7 de fevereiro de 2009

Despiste na A23 sentido Belmonte/Guarda

Um despiste de uma viatura ligeira provocou três feridos, sexta-feira na auto-estrada da beira interior, ao quilómetro 192, no sentido Covilhã/Guarda, entre os nós de Belmonte-Norte e Benespera, o alerta foi dado pelas 16,15h.

Na única viatura envolvida neste acidente viajavam três ocupantes, dois deles saíram pelo próprio pé, da viatura acidentada, enquanto que o condutor era o que inspirava mais cuidados, uma vez que teve de aguardar pelo auxilio dos bombeiros, para procederem aos trabalhos de desencarceramento.

Os ocupantes do automóvel despistado viajavam em direcção á sua terra natal, Vila Real. As razões do acidentes vão agora será apuradas pela equipa de análise a acidentes de viação da guarda nacional republicana (GNR), que no local levantou os dados que irão servir de estudo para este aparatoso acidente, e sem graves consequências, ao contrário do que inicialmente aparentava, o cenário encontrado pelos bombeiros, como referiu á reportagem da Rádio Caria, Carlos Carvalho, o 2º comandante dos Bombeiros Voluntários de Belmonte.

Os feridos, todos eles foram transportados para o Hospital Sousa Martins, na cidade da Guarda.

Nos trabalhos de socorro ao despiste desta viatura, nesta tarde, resultou ainda mais um ferido. Tratou-se de um funcionário da Scutvias – concessionária da Auto-estrada da Beira interior, que no local terá lesionado o membro inferior direito, tendo sido transportado igualmente para o hospital da Guarda. Aumentando assim para quatro, os feridos desta ocorrência.

Em relação a meios envolvidos, no local, os bombeiros de Belmonte enviaram para o local quatro viaturas e quinze elementos, os bombeiros da Covilhã no local estiveram com uma ambulância e dois bombeiros e a corporação de Gonçalo enviou para o local uma ambulância com três elementos.

Na assistência e socorro às vítimas esteve a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Centro Hospitalar da Cova da Beira, a unidade de trânsito e a equipa de análise a acidentes de viação ambas da GNR e ainda funcionários da Scutvias.

in "Rádio Caria"


Tanto aparato para um despiste, não terá havido alguma descoordenação entre os meios a localização e a avaliação das necessidades? Quanto à VMER da Covilhã só se justifica caso a da Guarda se encontrasse em utilização penso eu de que... Mas se estiver errado corrijam-me.

Por outro lado, como se costuma dizer "mais vale que sobre do que falte". Mas tudo isto tem um custo.

2 comentários:

Elizabeth disse...

È pena o fundo desta pagina estar a preto. Não se consegue ler nada.

Ze Bombeiro disse...

Quando é dado o alerta que há um acidente que envolve 4 pessoas talvez nao seja aparato porque os bombeiros nunca sabem qual o estado das vitimas porque a triagem dessas so e feita no local. Quanto à VMER, compessa ser a do Hospital Cova da Beira, uma vez que o acidente foi no sentido Sul Norte, existem planos prévios que definem isso.