domingo, 5 de abril de 2009

Curso de Agricultura de Lazer - Quinta da Lageosa

Decorreu no dia 21 de Março, na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, em Belmonte, o módulo dedicado ao tema “Multiplicação de Plantas”, através de técnicas de Enxertia e de Estacaria, com atenção especial para os cuidados fitossanitários, identificação das épocas convenientes para a realização e das espécies em que se podem aplicar.

O módulo integra-se no 1º Curso de Agricultura de Lazer, frequentado por várias dezenas, sobretudo de “agricultores de fim-de-semana” residentes entre Guarda e Fundão, que teve início no final da Primavera de 2008. É um curso de temática aberta e frequência livre, composto de aulas teóricas e práticas, realizadas aos sábados, com o apoio de elementos do corpo docente e técnico da referida Escola. Para além do módulo “Multiplicação de Plantas”, já decorreram os módulos subordinados aos temas “Noções Elementares de Higiene e Segurança no Trabalho Agrícola”, “Protecção de Culturas - Doenças e Pragas” e “Fruticultura e Podas”.

Estão já agendados mais dois módulos – “Sistemas de Rega para a Pequena Agricultura” (dia 19 de Abril) e “Hortas e Aromáticas” (dia 16 de Maio de 2009) - e pensados os módulos “Uso e Manutenção de Motocultivadores”, “Criação de Animais” e “Introdução à Arte Bonsai”.


A importância do curso

A Agricultura de Lazer assume hoje em Portugal, e em particular nas terras do Interior, uma importância crescente, não só pela necessidade de compensação para o stress do dia-a-dia, mas, cada vez mais, por prevenção e cautela, no assegurar de alimento na perspectiva de uma agricultura de subsistência. No imaginário de cada beirão, a Terra continua a ser um chamamento, uma vontade em agricultar as terras dos seus ancestrais.

Este curso tem por base dar “conhecimento” aos que pouco sabem, mas também esclarecer dúvidas de conhecedores empíricos ou esquecidos, com necessidade de actualização, divulgando e promovendo as boas práticas e o saber fazer, em vez de um aprofundamento demasiado técnico ou baseado numa elaboração excessivamente científica.

Assim, a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e o seu Corpo Técnico estão a dar o seu contributo, abrindo espaço para novos saberes e para um novo formato de prestar um serviço à comunidade.

Cada unidade de formação tem um valor de 10 euros, com almoço incluído. As inscrições podem ser feitas através do e-mail - lageosa.ce@hotmail.com, do telefone 275910200 ou do fax 275910209.

in "Nova Guarda"

Sem comentários: