segunda-feira, 13 de abril de 2009

A "PESSACH"

Ritos ancestrais, antigas preces e orações e ainda gestos simples marcam a semana desde o passado dia 8 e até ao próximo dia 16 de Abril.

É a “Pessach”, a Páscoa Judaica, que se comemora na comunidade Judaica de Belmonte, a mais significativa, em associações ou ainda no aconchego dos lares mais isolados e dispersos.
É por excelência uma festa familiar e a de maior significado na vida hebraica, por representar a libertação do povo de Israel da servidão do Egipto. Começou na noite de 14 de Nissan e dura oito dias.

“Pessach” significa «passar por cima, saltar», a «passagem». Assim se denomina porque, sob orientação divina, os judeus sacrificaram um carneiro e com o seu sangue pintaram os umbrais das portas. Esta é a história da Mezuzah. E do Anjo que matou os primogénitos dos egípcios e “saltou”, isto é, “passou por cima” das casas judias, ungidas nos umbrais com sangue de cordeiro, poupando os seus filhos mais velhos.

É costume os primogénitos judeus jejuarem neste dia, véspera de “Pessach”, recordando o perigo a que estiveram expostos os primogénitos judeus no Egipto. Nestes oito dias é proibido comer pão e outras comidas levedadas, ou seja, nenhum “hametz”. Porque um povo inteiro, conduzido pela vontade de Deus encarnada em Moisés, saiu tão apressadamente do Egipto que a massa preparada para o fabrico do pão não teve tempo de fermentar.
O conceito de “hametz” é simbólico. Representa os defeitos das pessoas, que devem fazer um exame de consciência, dos seus actos e comportamento, para se libertarem das más qualidades. Nesta semana come-se apenas o “matzah”, pão ázimo, panquecas ou pudins feitos de ingrediente não levedados.

“Pessach”, na Páscoa Judaica, mostra a eternidade do povo judeu enquanto que outros desapareceram. Ficaram na lembrança, que hoje é meramente arqueológica. O primeiro dia representa a saída do Egipto e o sétimo a passagem pelo mar vermelho, onde os judeus atravessaram em terra firme e seca e cantaram a “Shirah”.

Os dias intermedios são chamados de “Chol Hamoed”. Na diáspora, acrescentou-se um segundo dia festivo e ainda um oitavo, instituídos pelos judeus sefarditas de Portugal e Espanha. Está desta forma em festa a Comunidade Judaica de Belmonte.

in "Rádio Caria"

Sem comentários: