sábado, 20 de fevereiro de 2010

Antiga EN 18-3 vai ser finalmente requalificada

É considerada por muitos a pior via do concelho

“Vai ser feita uma reposição do pavimento. A última intervenção foi há 15 anos, a drenagem está consolidada, mas temos que ultrapassar aquela situação de degradação”. É assim que o presidente da Câmara de Belmonte comenta a intervenção que deverá avançar “muito rapidamente” na Estrada Municipal 18-3, outrora uma nacional que está num tal estado de degradação que é classificada pelos condutores como a pior estrada que atravessa o concelho.

Na reunião do passado dia 20 de Janeiro, o executivo camarário aprovou a minuta do contrato de adjudicação da empreitada de conservação do pavimento desta estrada. Estima-se que se gastem cerca de 150 mil euros para por a via em condições, o que não acontece actualmente já que há anos que existem no local painéis da Estradas de Portugal a alertarem para o piso degradado. O contrato de adjudicação foi feito à firma Socongo, com sede em Gouveia.

A estrada que liga Caria à Quinta do Espinhal, ou seja, o concelho de Belmonte ao do Sabugal, e os distritos de Castelo Branco e Guarda, é um troço com pouco mais de cinco quilómetros que já foi uma estrada nacional (EN 18-3) mas que mais tarde passou a Municipal, no âmbito do Plano Rodoviário Nacional 2000. Durante anos a autarquia reclamou junto do Governo o seu arranjo, mas tal nunca aconteceu. E para ir tapando as autênticas crateras que ali eclodiam, a Câmara foi, de vez em quando, tapando com algumas pás de alcatrão. Mas as condições são agora completamente inaceitáveis e só o arranjo integral da via poderá recuperá-la para bem dos automobilistas que utilizam aquele troço diariamente.

Em comunicado, a Câmara refere que se trata de uma via “de responsabilidade da Administração Central”, mas que atendendo ao seu mau estado, a Câmara “decidiu assumir a sua reparação, sem prejuízo de requerer o reembolso da despesa junto da entidade responsável”.

in "Noticias da Covilhã"

Sem comentários: