sábado, 29 de maio de 2010

Belmonte vai ter comboio turistico

A partir do mês de Julho, em princípio, quem visita Belmonte poderá fazer uma rota pelos sítios e monumentos de…comboio. Pelo menos, no Verão, isso será uma realidade. É que a Câmara vai adquirir um comboio turístico que já viu, numa fábrica da especialidade, perto de Sesimbra, que pretende que seja um modo de transporte para se visitarem os museus da vila, mas também sítios como Centum Cellas, em Colmeal da Torre, ou a Fórnea, na estrada para Caria, indo mesmo até outros locais como por exemplo, Sortelha.

Com uma lotação de cerca de 50 pessoas, Amândio Melo, presidente do Município, pretende que este meio esteja ao serviço de rotas turísticas “que ajudem a consolidar dormidas, restauração e a actividade comercial do concelho”. Em declarações ao NC, Amândio Melo, que viu na quarta-feira, 19, o executivo aprovar o concurso público para aquisição deste comboio, revela que deverá custar cerca de 150 mil euros e que será gerido através da Empresa Municipal.

A oposição PSD na Câmara votou a favor, mas revelou algumas dúvidas quanto ao projecto. Jorge Amaro, que diz que esta era a ideia que defendia no seu programa eleitoral, diz que, pelo que sabe, este comboio só poderá andar em “circuitos urbanos, pois tem limitações de circulação na via pública”, pelo que dúvida que o tipo de roteiro defendido pela maioria PS seja exequível. Amândio Melo diz que das informações que já recolheu, o comboio não poderá é andar em auto-estradas e estradas nacionais, pelo que poderá cumprir a rota defendida, que passa por estradas municipais. Mas Jorge Amaro, apesar desta informação, afirma que faria mais sentido a Câmara comprar um autocarro ecológico que pudesse fazer o mesmo circuito.

Este é um tipo de comboio que se pode ver em alguns locais como o Jardim Zoológico, Museu do Pão, em Seia, Fátima ou na praia de Vila Nova de Milfontes, entre outros locais.




in "Noticias da Covilhã"

Sem comentários: