sábado, 8 de maio de 2010

Festival Gastronómico de Belmonte

A restauração é um complemento do turismo. Irão ser confeccionados pratos tradicionais que levem a que os visitantes, numa próxima ocasião, procurem Belmonte não só pelos museus, mas também pela sua gastronomia”. É esta a explicação dada pelo responsável da Empresa Municipal de Belmonte, Vítor Teixeira, quanto aos objectivos do primeiro Festival Gastronómico da vila, que decorre até dia 23 de Maio. “

No Festival Gastronómico de Belmonte “Aromas e Sabores da Beira Interior”, irão participar 11 restaurantes do concelho de Belmonte. Grande parte deles da vila, embora haja também a participação de restaurantes da Gaia e Caria. A autarquia local, em conjunto com a Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Belmonte, organizou este Festival para mostrar aos seus visitantes o que de melhor existe para degustar na região. Cada participante deste festival poderá possuir um passaporte para poder efectuar a rota completa aos restaurantes, que poderá ser solicitado em cada um dos estabelecimentos aderentes. Os restaurantes aderentes possuem uma ementa especialmente seleccionada para este evento. “O cabrito, a broa, o borrego, o javali, enfim, tudo o que é mais tradicional daqui estará nas mesas” assegura Vítor Teixeira, que realça a boa adesão das casas comerciais a esta iniciativa. “Foi a primeira vez que foram ouvidos sobre um evento destes e gostaram. É preciso dizer às pessoas que se come cá bem” afirma o responsável da Empresa Municipal, que diz já haver quem se desloque à vila para provar alguns pratos como bacalhau na telha.

“O turismo, só por si, não salva Belmonte. Mas é preciso fazer algumas coisas novas, pois a inovação, nesta área, ajuda imenso” afirma Vítor Teixeira. “Precisamos cá é de gente, nem que seja chamando-os pela boca” realça.

in "Notícias da Covilhã"

Os restaurantes aderentes são: (“A Grelha”, “Casa do Castelo”, “As Ferreirinhas”, “O Beirão”, “O Cangas”, “Quinta da Bica”, “Farol da Esperança”, “O Galo”, “Convento de Belmonte Gourmet”,” O Brasão”, e o “Bebiana”).

Sem comentários: