sexta-feira, 4 de junho de 2010

2 escolas vão fechar no concelho de Belmonte

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte está "indignado" com o anúncio do encerramento das salas de apoio das Escolas de Carvalhal Formoso(Inguias) e de Maçainhas, no final deste ano lectivo. A Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) já informou a autarquia dessa decisão. Entretanto Amândio Melo refere que "a Câmara Municipal já informou a Ministra da Educação dessa indignação e apontou várias razões para que as duas escolas não venham a encerrar", acrescentou o autarca.

Amândio Melo afirma ainda que "a Câmara Municipal de Belmonte tudo fará para evitar o encerramento das escolas do 1º ciclo de Carvalhal Formoso e Maçainhas". O autarca de Belmonte promete que irá insistir junto do Ministério da Educação e da Direcção Regional de Educação do Centro sobre estas medidas que “não fazem sentido”, sublinha.

Esta deverá ser uma situação irreversível face á reorganização da rede de 1º ciclo do Ensino Básico que o Ministério da Educação está a levar a cabo. Em causa poderá também estar a Escola de Colmeal da Torre, tendo em conta que, até ao final da legislatura devem fechar mais 400 escolas do 1º ciclo com menos de 20 alunos. O anúncio da ministra Isabel Alçada foi feito através de uma proposta do Conselho de Ministros.

O Ministério da Educação informou que o número efectivo de escolas que já não abrem em Setembro só será conhecido a 15 de Junho, data em que termina a avaliação das escolas em risco de fechar.

Mas as expectativas do ministério são para que fechem já 500 das mil que estão em risco. "Das 3200 escolas do 1.º ciclo, 600 têm menos de 20 alunos e 400 estão a funcionar apenas à espera que os centros escolares estejam prontos para acolher os alunos", disse recentemente o Secretário de Estado da Educação. A principal razão para o encerramento é "combater o insucesso escolar", defende João Mata.

De acordo com os números divulgados pelo ministério, o insucesso dos alunos nas escolas com menos de 20 estudantes é 33% superior à média nacional. Além disso, "integrar os alunos nos centros escolares é dar-lhes igualdade de oportunidades", refere o governante.
in "Rádio Caria"

Sem comentários: