terça-feira, 12 de outubro de 2010

Belmonte com pouca oferta na restauração Kosher

A denúncia partiu do Presidente da Turismo Serra da Estrela(TSE) e serve de alerta para os empresários da restauração do concelho de Belmonte.

Jorge Patrão aproveitou a apresentação do I Festival de Memória Sefardita para sublinhar que "existe necessidade de criar mais oferta de alimentação Kosher no concelho de Belmonte". Para este responsável pelo turismo regional, "outros municípios, como a Guarda e Trancoso estão em condições de dar mais resposta a grupos maiores de turistas ortodoxos", acrescentou.

Em resposta, Amândio Melo, o autarca de Belmonte começou por discordar, no que diz respeito à qualidade da alimentação Kosher, mas acabou por partilhar que no que diz respeito à oferta em termos de quantidade, "outros municípios deverão estar noutro patamar", sublinhou.

O presidente da Câmara de Belmonte acrescentou que apesar da oferta ser em menor quantidade "a qualidade dos produtos Kosher, numa parceria com a Comunidade Judaica de Belmonte, importa referir que é boa", mas Amândio Melo não esquece que será necessário criar mais oferta, neste caso para grupos maiores, uma vez que o concelho belmontense tem assistido a um aumento do número de visitantes, em que o Museu Judaico de Belmonte é exemplo e até ao passado mês de Julho recebeu a visita de cerca de quarenta mil turistas.



Associação Rede Nacional de Judiarias

A Turismo Serra da Estrela recebeu no passado dia 8 de Outubro várias entidades de todo o país, com o objectivo de concertar esforços para a criação de uma rede nacional de judiarias.

Regiões Turísticas como Alentejo, Douro, Algarve, Oeste, para além da anfitriã Serra da Estrela e ainda os municípios de Belmonte, Tavira, Castelo de Vide, Guarda, Trancoso, Freixo-de-Espada-à-Cinta, Torres Vedras e Penamacor, assim como as comunidades judaicas de Lisboa Porto e Belmonte, que decidiram criar uma associação que visa incentivar a recuperação do património legado pela herança da história judaica portuguesa e promover cultural e turisticamente essa componente da identidade nacional.

Em comunicado, esta entidade dá conta de que "este será o núcleo embrionário da Rede de Judiarias de Portugal cujo acto formal de constituição está já agendado para a primeira semana de Janeiro de 2011. Também os municípios de Lamego e Lagos que não puderam comparecer à reunião se mostraram igualmente interessados na fundação desta rede, que virá a integrar todos os que se mostrem decididos a promover a
recuperação patrimonial bem como a promoção cultural e turística deste tema".

in "Rádio Caria"

Sem comentários: