terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Misericórdia de Belmonte coloca Sindicato em Tribunal

A Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores(STFPSA) terminam este ano de 2010 com uma troca de acusações através de comunicados, que levam a Instituição Particular de Solidariedade Social(IPSS) a ameaçar judicialmente o sindicato.

Em causa está um comunicado do STFPSA, distribuído à população do concelho de Belmonte, na semana passada e que a Rádio Caria emitiu na jornada informativa desta segunda-feira.

Agora, noutro comunicado, a Santa Casa de Belmonte quer "repor a verdade" de alguns dos factos relatados pelo sindicato, onde pode ler-se:

«A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, vem publicamente repudiar as declarações proferidas em comunicado distribuído à população do Concelho de Belmonte, no passado dia 23 de Dezembro de 2010, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do sul e Açores, delegação de Castelo Branco.

Na linha de conduta a que este Sindicato já nos habituou, da calúnia, da difamação e de acusações descontextualizadas, vem agora, e mais uma vez este Sindicato, acusar a Instituição e os seus Dirigentes, de terem “oferecido um jantar de Natal para cerca de 140 carenciados”, “utilizando para o efeito, verbas dos trabalhadores” pelo que, “a Mesa Administrativa continua a prejudicar as finanças da Instituição, os seus utentes, os trabalhadores e a imagem do próprio Concelho”.»

«Será bom que, por ora se diga e se reponha a verdade dos factos, esclarecendo a População do Concelho de Belmonte de que, o 1º Jantar de Natal do banco Alimentar, oferecido de facto a cerca de 90 carenciados que aderiram à iniciativa, representa um gesto de solidariedade de pessoas anónimas, a que a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte se associou, disponibilizando apenas as suas instalações e os meios humanos adequados á confecção dos alimentos.»

«Serão aliás, os próprios trabalhadores da instituição, que num gesto também ele solidário se associaram ao evento, que irá ser convocado a depor, com o seu próprio testemunho, nas instâncias judiciais próprias, a esta calúnia e difamação à Mesa Administrativa, pois tal atitude não pode ficar impune. Aos trabalhadores que, de uma forma directa ou indirecta, contribuíram para a realização deste evento, dentro das instalações da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, a Mesa Administrativa enaltece o gesto solidário e agradece o contributo prestado, sem que tal atitude signifique, quebra dos direitos compensatórios, legalmente instituídos. », sublinha a SCMB nesse comunicado.

Numa palavra dirigida directamente ao Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte afirma que: “irão ser pedidas, pela Mesa Administrativa…”, “responsabilidades judiciais, através de queixa que apresentará ao Ministério Público, bem como, exigirá ainda, que publicamente se retrate, utilizando para o efeito os mesmos meios com que divulgou esta profunda calúnia e difamação”, sublinha a SCMB neste comunicado enviado à nossa redacção reagindo assim, às declarações apresentadas em circular distribuída à população do concelho de Belmonte, na semana passada pelo STFPSA.

Comunicado do STFPSA:

"Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia Belmonte vão viver esta quadra com o sentimento de que, as “felicidades” que usualmente se desejam, lhes vão passar ao lado. Pois além de ainda não ter sido pago o subsídio de férias de 2010, foi-lhes comunicado que este Natal não vai haver novamente subsídio, o que já não é de todo estranho pois alguns trabalhadores ainda não receberam sequer os vencimentos de Novembro.

Numa Instituição com as dificuldades financeiras conhecidas e pelo que sabe com graves problemas de higiene entre outros, propõem-se hoje oferecer um jantar de natal para cerca de 140 carenciados, que não são os trabalhadores. A mesa administrativa continua a prejudicar as finanças da Instituição, os seus utentes, os trabalhadores e a imagem do próprio concelho de Belmonte.

Não podemos esquecer que esta situação só se arrasta porque o “manto” da Segurança Social do Distrito continua a tapar e a camuflar a verdadeira situação financeira da Santa Casa. O melhor presente para os cidadãos de Belmonte nesta quadra era sem duvida a saída dos elementos que ocupam os órgãos sociais da Misericórdia, para que se seja possível proceder à renovação tão desejada e urgente.

Haja decoro e respeito por quem necessita desta Instituição para passar o resto dos seus dias e, de quem depende dela para o seu sustento.”

Este o conteúdo de um comunicado enviado às redacções, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores.

in "Rádio Caria"

Sem comentários: