Foi recentemente publicado em Diário da República o anúncio do concurso público da empreitada de renovação integral da linha da Beira Baixa.
Diário da República, nº 116, 2ª Série, de 18 de Junho, o anúncio do concurso público da empreitada de renovação integral compreende a via entre os km 178,400 e 188,500 (troço Belmonte-Caria), da Linha da Beira Baixa.
Com um preço base de 3 994 899,30 euros e um prazo de execução de sete meses, a contar da data de consignação, a empreitada envolve a realização das seguintes intervenções:
• Levantamento da super-estrutura da via existente,
• Assentamento de via e de três aparelhos de mudança de via, em carril 60 E1,
• Construção de maciços de catenária,
• Melhoria das condições de drenagem da plataforma da via,
• Alargamento pontual do perfil transversal da via,
• Prolongamento e alteamento das plataformas de passageiros da estação de Belmonte e do apeadeiro de Caria.
Finalmente lembraram-se do interior, ainda que esta remodelação fique aquém do necessário. Nomeadamente no que se refere ao tempo despendido para percorrer a distância que separa Guarda e Covilhã (cerca de 47km), percurso que devia ser encurtado.
Diário da República, nº 116, 2ª Série, de 18 de Junho, o anúncio do concurso público da empreitada de renovação integral compreende a via entre os km 178,400 e 188,500 (troço Belmonte-Caria), da Linha da Beira Baixa.
Com um preço base de 3 994 899,30 euros e um prazo de execução de sete meses, a contar da data de consignação, a empreitada envolve a realização das seguintes intervenções:
• Levantamento da super-estrutura da via existente,
• Assentamento de via e de três aparelhos de mudança de via, em carril 60 E1,
• Construção de maciços de catenária,
• Melhoria das condições de drenagem da plataforma da via,
• Alargamento pontual do perfil transversal da via,
• Prolongamento e alteamento das plataformas de passageiros da estação de Belmonte e do apeadeiro de Caria.
Finalmente lembraram-se do interior, ainda que esta remodelação fique aquém do necessário. Nomeadamente no que se refere ao tempo despendido para percorrer a distância que separa Guarda e Covilhã (cerca de 47km), percurso que devia ser encurtado.
Numa fase em que os combustíveis de origem petrolífera apresentam aumentos consideráveis, certamente que uma boa ligação ferroviária entre Covilhã-Belmonte-Guarda seria de estrema importância como forma alternativa ao uso do automóvel.
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