terça-feira, 16 de setembro de 2008

500 Milhões para câmaras do centro

Até final do ano vão ser distribuídos pelas associações de municípios da região centro cerca de 500 milhões de euros. O montante corresponde a 30% do Programa Operacional do Centro e foi aprovado por unanimidade na última reunião da comissão de aconselhamento.

Segundo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), "tratou-se de uma reunião histórica, depois de várias negociações com os municípios foi possível emitir um parecer unânime". Segundo Alfredo Marques, a novidade é que "pela primeira vez os municípios associam-se para gerir os próprios projectos".

Depois da aprovação da Comissão de Aconselhamento Estratégico do Programa Operacional da Região Centro, segue-se a aprovação da comissão directiva, que reúne esta segunda-feira, e a homologação final do governo. Alfredo Marques aponta o próximo mês de Outubro para assinatura dos contratos dos 10 programas de acção territoriais apresentados pelas associações de municípios que correspondem às 13 NUT III da Região Centro, "até final do ano o dinheiro será disponibilizado".

Recorde-se que na região para além da Comurbeiras que vai receber 60 milhões de euros a distribuir pelos municípios da Nut Cova da Beira (Fundão, Covilhã, Belmonte) e Beira Interior Norte (Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda) está ainda em fase de criação a associação de municípios correspondente à Beira Interior Sul (Penamacor, Idanha a Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão).

in "RCB"

Sem comentários: