segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Judeus entram hoje no ano 5679

Os judeus portugueses celebram segunda-feira o Ano Novo, que chega quando for avistada a primeira estrela no céu, altura em que a comunidade estará reunida a rezar e a comer maçãs molhadas em mel, como manda a tradição.

O calendário judaico é lunar e o Ano Novo celebra-se na primeira Lua Nova do Outono. Os judeus vão entrar no ano 5679 ao princípio da noite de segunda-feira, iniciando um programa de celebração do ano novo que se prolongará até ao 23º dia do mês Tishrei (22 de Outubro), quando se cumpre o Simchat Torá, conhecida como a Festa das Cabanas.

Na manhã do primeiro dia do novo ano, assume especial destaque a cerimónia do toque do Shofar, um instrumento de sopro feito a partir do cifre de carneiro.
Por tradição, quando escutam este som, os judeus devem abandonar a sua rotina e proceder a uma análise dos actos que praticaram durante o ano passado.
Ao fim da tarde deste primeiro dia do ano, cumpre-se o Tashlich, uma cerimónia realizada num local onde existam peixes, durante a qual os judeus atiram migalhas de pão para a água, simbolizando os seus pecados.

No décimo dia do novo ano, cumpre-se o Yom Kippur (Dia do Perdão), caracterizado pelo jejum, oração e penitência, que encerra o período inicial do ano em que os judeus buscam o perdão de Deus e dos homens.

Em Portugal existem actualmente apenas três comunidades judaicas organizadas, instaladas em Belmonte, Lisboa e Porto, apesar dos judeus estarem espalhados por todo o país.


in "JF"

Sem comentários: