quarta-feira, 11 de março de 2009

"Belmonte convida Lula para ver o novo Museu"

Amândio Melo reconhece que a agenda do Presidente brasileiro é muito apertada, mas mesmo assim gostaria de o ver na inauguração, dia 26 de Abril

NA LONGA história da relação entre Portugal e Brasil, apenas por uma vez um alto representante político brasileiro visitou a vila de Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador que descobriu as terras de Vera Cruz no ano de 1500. Em Janeiro de 1963, Juscelino Kubitschek, que tinha sido presidente da República entre 1956 e 1961, veio à região a convite do Jornal do Fundão e do seu fundador António Paulouro e, naturalmente, não perdeu a oportunidade de visitar Belmonte.

Foi uma jornada histórica, que a Câmara Municipal de Belmonte sonha ver repetida. Em declarações ao JF, Amândio Melo explicou que a inauguração do novo museu da vila pode ser uma oportunidade para convencer Lula da Silva. “As obras do Centro Interpretativo «À Descoberta do Novo Mundo» decorrem a bom ritmo e ao que tudo indica a inauguração será mesmo feita no feriado municipal, dia 26 de Abril, tal como se previa. Trata-se de um museu dedicado à epopeia de Cabral e será uma ferramenta importante para todos perceberem melhor a ligação entre Belmonte e Brasil. Por isso, gostaríamos muito de contar com a presença do presidente Lula da Silva na inauguração. Sabemos que não será fácil convencê-lo a vir, devido à sua agenda preenchidíssima, mas pelo menos vamos tentar. O convite seguirá dentro de dias”, adianta o autarca de Belmonte.

Os convites estão também a ser preparados para os altos representantes do Estado português, sendo intenção da Câmara ter, pelo menos, uma grande figura na cerimónia de inauguração.

Recorde-se que o novo museu será totalmente interactivo, privilegiando as novas tecnologias. A ideia é mostrar toda a viagem de Pedro Álvares Cabral, desde a preparação das naus até aos contactos com os nativos do Brasil. A obra tem um custo previsto de 2,5 milhões de euros.


in "JF"

Sem comentários: