terça-feira, 7 de abril de 2009

Sítio oficial das Aldeias Históricas de Portugal


Está já disponível na internet o sítio oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

Com um conjunto de informações bastante completo, o qual disponibiliza de entre outros dados: os factores históricos e patrimoniais das doze aldeias, as suas ofertas em termos de alojamentos, restauração e espaços culturais, acima de tudo pretende este espaço de navegação, incentivar os turistas a visitarem estas aldeias típicas de Portugal.

Segundo a Lusa/AO Online “O Programa de Aldeias Históricas de Portugal foi criado no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999) e aprofundado durante o quadro seguinte (2000-2006), tendo sido restauradas as 12 aldeias na Beira Interior.

A autarquia da Mêda foi a promotora do site, cuja gestão ficará entregue à Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal, constituída em 2007.

Fazem parte do programa e da associação: Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Segundo o site, as intervenções concretizadas nas 12 aldeias e apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ascenderam os 44 milhões de euros.

O número de visitantes nas Aldeias Históricas aumentou de 234 mil no ano de 2005 para 355 mil visitantes em 2008, cabendo aos visitantes estrangeiros a fatia de cerca de 25 por cento das visitas.

Entretanto, as obras da futura sede da Associação das Aldeias Históricas - actualmente no edifício do Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo - estão já concluídas na antiga escola primária de Castelo Rodrigo.

A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal é presidida pelo Município de Arganil.

Entretanto, no âmbito da candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, foi apresentado pela Associação o programa de acção “Aldeias Históricas e Judaísmo, Heranças Culturais Beira Interior”, que aguarda aprovação.”

Para visitar as Aldeias Históricas de Portugal, clique aqui!

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Olá! Foi por acaso que descobri o vosso blog. Quero felicitar os autores pela iniciativa em dar a conhecer o melhor da região ao mundo. É preciso divulgar, não só o nosso património histórico e cultural, mas também a realidade da beira interior.

E porque nunca é demais falar sobre a região, também estou a dinamizar um blog sobre as Aldeias Históricas de Portugal(www.aldeiashistoricasdeportugal.blogspot.com), onde Belmonte também faz parte.
Convido-os desde já a fazer uma visita e desafio-os a trocar links, para que os nossos leitores tomem conhecimento da existência dos nossos blogues.
Com melhores cumprimentos,
Susana