sábado, 12 de dezembro de 2009

"Municípios da Beira Interior contra aumentos no tarifário da água"

Os Municípios que integram o sistema multi-municipal das Águas do Zêzere e Côa (AZC), reuniram em Belmonte para concertar posições quanto à intenção de a empresa aumentar a factura da água. Na generalidade as AZC, cobram aos municípios, cerca de um euro e vinte cêntimos por metro cúbico de água e os autarcas não aceitam um novo aumento dos tarifários.

Amândio Melo anfitrião no encontro, disse aos jornalistas que todos os Municípios estão preocupados “ com o aumento dos tarifários e com a falta de obras iniciadas há vários mas que continuam por concretizar”. O encontro que reuniu onze dos dezasseis municípios que integram o sistema, serviu para os autarcas manifestaram a sua apreensão “ quanto a tarifários incomportáveis”para os cofres municipais e defenderam que na assembleia geral das AZC, devem ser tomadas posições de conjunto, uma vez que as dificuldades dos municípios da Cova da Beira são transversais a todos os Concelhos que integram o sistema.

Amândio Melo, afirma que as Águas de Portugal terão de compreender que os custos da factura das águas não podem voltar a aumentar e pede ao estado (Águas de Portugal) solidariedade nacional para o sistema das AZC. O autarca eleito pelo partido socialista, lembra que na maioria dos concelhos a factura da água agravou as finanças municipais e que os consumidores também não podem suportar mais encargos.

A Assembleia-geral das AZC está marcada para a próxima terça feira dia 15, na Guarda. As Câmaras Municipais estão em minoria na sociedade, mas ainda não perderam a esperança de ver o accionista maioritário, Águas de Portugal, autorizar uma revisão dos tarifários, por forma a evitar o colapso de tesouraria em concelhos com fraca densidade populacional.

in "Jornal do Fundão"

Sem comentários: