segunda-feira, 3 de maio de 2010

Castelo Branco entre as melhores Câmaras ao nível da eficiência financeira

A Câmara de Castelo Branco é o único município do distrito albicastrense a englobar o ranking global das 20 melhores autarquias de média dimensão, em termos de eficiência financeira, ocupando o 15.º lugar da geral.
Os dados constam no "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2008", publicado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
De realçar ainda que a autarquia de Castelo Branco foi o município nacional que em 2008 apresentou um menor peso das despesas com pessoal, nas despesas totais do município, com apenas 8,7 por cento (em 2007, o município albicastrense ocupava a quarta posição).
Em relação às câmaras do Distrito de Castelo Branco, a Covilhã surge em sexto lugar do ranking nacional, com 14 por cento (em 2007 ocupava a primeira posição) e Belmonte ocupa a 16.ª posição.
A autarquia albicastrense volta a ocupar a primeira posição em relação ao peso das despesas de investimento e transferências de capital superior a 50 por cento nas despesas totais, com uma taxa de 75,5 por cento.
Quanto ao ranking dos municípios com maior passivo exigível por habitante, ou seja, maior endividamento, as câmaras do Fundão e da Covilhã surgem englobadas num grupo de cinco municípios de média dimensão que integram este ranking. No lado oposto, aparece a Câmara de Vila Velha de Ródão que ocupa o 22.º lugar da tabela dos municípios com menor dívida em 2008, seguindo-se Belmonte no 25.º lugar e Proença-a-Nova a ocupar o 29.º lugar de entre um total de 35.
O Fundão volta a destacar-se pela negativa no que diz respeito aos municípios com o maior aumento da dívida em relação a 2007, ocupando o oitavo lugar, com uma variação em valor absoluto de 11.028.833 euros. Neste campo, a Câmara de Castelo Branco surge em 29.º lugar de uma lista de 35.
No que concerne aos municípios com maior liquidez em 2008 é de salientar que em relação ao ano de 2007, entraram para a lista das 35 câmaras com maior liquidez, a Covilhã e o Fundão. Contudo, neste capítulo a autarquia de Castelo Branco volta a dar cartas, ocupando o sétimo lugar da tabela.

in "guarda.pt"

1 comentário:

Helena Teixeira disse...

Parabéns a C.M. de Castelo Branco por estar em 1º lugar e saber gerir essa instituição.

Junte-se a nós no duplo evento do dia 10 de Junho "Encontro de Bloggers e Lançamento do livro «Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico". Para tal, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição (em anexo receberá também o programa das festividades). Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 02 de Junho.

Abraço
Lena