quinta-feira, 8 de abril de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Belmonte com dificuldades financeiras

Por um lado, a falta de pagamento do subsídio de natal de 2009, o atraso no pagamento dos salários, a incerteza do dia de receber o respectivo salário e mais grave, a Rádio Caria sabe que já por várias vezes se têm registado casos de devolução do cheque do ordenado devido à falta de provisão.

Estas e outras situações que levaram recentemente o Partido Comunista Português(PCP) junto da Assembleia da Republica a apresentar uma moção, onde tornavam pública esta situação considerada de “muito grave”, nesta Instituição Particular de Solidariedade Social(IPSS) do concelho de Belmonte.

O Provedor da Instituição vai mais longe e acusa o PCP e os Sindicatos de que "não facilitam a vida e a gestão" desta IPSS, e que leva João Gaspar a sublinhar que existem várias entidades que devem dinheiro à Santa Casa belmontense, incluindo a autarquia local.

Mesmo assim, João Gaspar recusa que existam salários em atraso, " não podemos dizer que existam salários em atraso, os pagamentos têm-se feito é mais tarde", afirmou o Provedor.

Na opinião do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte não existem salários em atraso, apesar do salário do mês de Fevereiro ter sido pago a 30 de Março no caso de alguns funcionários, outra situação passa por existirem casos de cheques devolvidos por falta de provisão e o subsídio de natal de 2009 continuar por pagar.

Na opinião de João Gaspar a culpa de alguma destabilização no seio da Instituição passa por alguma pressão dos sindicatos e pelo atraso no pagamento de verbas relativas com o Centro de Apoio dos Tempos Livres para as crianças e também no caso dos serviços prestados no apoio à Terceira Idade no valor global da dívida à instituição a rondar os 150 mil euros, e se a isto se juntar à falta de pagamento do subsídio da autarquia de Belmonte, que segundo o provedor ronda os 25 mil euros e que João Gaspar afirma ter sido suspenso, mas as dívidas à SCMB aumentam uma vez que o Provedor junta às contas a dívida por parte da Segurança Social com um valor a rondar os 65 mil euros, estes são números tornados públicos pelo Provedor da IPSS de Belmonte.

Mesmo perante esta situação, os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte aprovaram no passado dia 31 de Março o relatório e contas respeitantes ao ano 2009, com um passivo que ronda os 3 milhões de euros.
in "Rádio Caria"

Sem comentários: