sexta-feira, 23 de abril de 2010

Secretário de Estado da Cultura visita Belmonte

O Secretário de Estado da Cultura irá presidir ao dia do concelho de Belmonte, que será assinalado na próxima segunda-feira, 26 de Abril.

A autarquia espera obter do membro do governo "o reconhecimento do trabalho e esforço realizado nos últimos anos, em prol do turismo cultural no concelho de Belmonte", afirmou Amândio Melo, o autarca de Belmonte. No dia em que será também assinado o protocolo de geminação entre os Municípios de Belmonte e de Santarém. Uma geminação que segundo Amândio Melo, "se impunha, face á relação dos dois municípios em torno da figura histórica de Pedro Álvares Cabral", sublinhou.

Na sessão solene agendada para a próxima segunda-feira (10h30) será ainda entregue o Prémio Pedro Álvares Cabral aos dois melhores alunos do terceiro Ciclo do Ensino Básico do concelho, relativo ao ano lectivo 2008 / 2009, bem como aos melhores alunos do 6º e 12º anos de escolaridade. Os nomes foram divulgados ontem pelo vice-presidente da autarquia, David Canelo e serão distribuídos da seguinte forma, com o Prémio Pedro Álvares Cabral (a receber uma viagem ao Brasil oferta da autarquia belmontense) foram distinguidos os alunos Patrícia Feliciano Pinto e Tiago Miguel Amaral Carvalho. O melhor aluno do 6º ano de escolaridade, Ricardo Ferreira Dias, será distinguido com um prémio monetário no valor de 250 euros, o melhor aluno do 12º ano, Rui Miguel Milagre Amaro, receberá um prémio de 400 euros.

Ainda a propósito das festas do concelho de Belmonte que irão decorrer entre os dias 23 de Abril e 02 de Maio. O programa abrange várias actividades culturais e desportivas, para além dos vários espectáculos musicais agendados este ano pela primeira vez para o Pavilhão Multiusos de Belmonte(antiga Fábrica "Montebela").

No entanto uma das actividades que não consta no programa das festas diz respeito ao jogo entre as Velhas Glórias da União Desportiva de Belmonte e do Sporting Clube de Portugal, que será realizado em simultaneo com os festejos do concelho, a realizar-se no próximo domingo ás 16h00, no Estádio Municipal de Belmonte. O presidente da autarquia reconhece que "houve uma abordagem sobre o assunto. Em causa poderá estar a sobrecarga de agenda, uma iniciativa que poderia ter sido realizada noutra altura", remata Amândio Melo quando questionado pela ausência desta iniciativa no programas das Festas do Concelho de Belmonte. A par desta iniciativa e que conta com o apoio da autarquia está igualmente a realização do 5º Passeio Equestre da Vila de Belmonte no próximo dia 2 de Maio e não aparece no cartaz das Festas do Concelho de Belmonte.

As festas do concelho de Belmonte arrancam oficialmente esta sexta-feira, dia 23 de Abril com musica, o destaque vai para o "Tributo aos Xutos e Pontapés" a partir das 22,00 horas .
in "Rádio Caria"

Sem comentários: