sábado, 16 de agosto de 2008

Finalmente!!! Estádio Municipal de Belmonte - inicio da construção

É uma obra esperada há anos, em Belmonte e que parecia não querer sair do papel!

Já teve diversas datas. Desde 2001 que vários prazos para o início das obras do futuro Complexo Desportivo de Belmonte tinham sido apontados, mas até recentemente nada.

A história do Complexo Desportivo de Belmonte é já longa, conturbada e cheia de recuos e avanços. Em 2004, o projecto de execução já estava pronto, o concurso público tinha sido lançado e a autarquia apontava para o primeiro trimestre desse ano para avançar com a obra. Só que depois, a Câmara reformulou o projecto, pois o anterior contemplava, segundo Amândio Melo, “mais infra-estruturas que as necessárias para a nossa realidade”. Assim, em vez de dois campos, um de relva e outro pelado, para treinos, a Câmara optou apenas por um, de relva sintética, reduzindo os custos do projecto. Também a localização do mesmo mudou nessa altura, pelo que em vez de surgir numa das margens do Zêzere, o Complexo mudou-se para junto à variante da vila.

Considerado um equipamento desportivo da máxima importância para a formação dos jovens de Belmonte, o Estádio Municipal de Belmonte “arrancou” finalmente do papel e a intervenção no terreno é já uma realidade. Uma obra que prevê a construção de um campo de futebol com piso sintético (para assim permitir a utilização contínua do mesmo, quer para treinos, quer para competições oficiais) e bancadas, uma rede estruturada e circuito de televisão, para além de outras instalações necessárias de apoio á prática desportiva.

Situado na zona leste da vila de Belmonte, junto á variante, o Estádio Municipal de Belmonte tem um custo previsto de cerca de um milhão e 800 mil euros. A obra tem financiamento aprovado através de um contrato-programa estabelecido entre o município de Belmonte e a Direcção-geral das autarquias locais.

O projecto pode ser visualizado na imagem do post.

O prazo de execução da obra é de um ano (365 dias) e está a cargo da empresa Constrope sedeada no concelho de Belmonte.

Depois de pronto, a autarquia belmontense admite juntar-lhe, no futuro, mais algumas infra-estruturas, como piscinas cobertas, um pavilhão gimnodesportivo e uma pista de atletismo.

Sem comentários: