quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Novas estradas para o interior do país - e Belmonte?

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, esteve ontem de visita á região, para um périplo de apresentações de várias obras de requalificação da rede viária no Interior do país.

No Distrito de Castelo Branco, o governante lançou na Câmara Municipal de Penamacor o concurso para o Projecto de Requalificação da EN346 entre Penamacor e a A23, que irá beneficiar os Concelhos de Penamacor e do Fundão. A obra, com uma extensão de 31km terá um investimento estimado em 35 milhões euros, e pretende melhorar a ligação de Penamacor às vias de alta capacidade e deverá estar concluída no segundo trimestre de 2010.

Actualmente em Estudo Prévio está o Itinerário Complementar 31 entre Castelo Branco e Monfortinho. Esta obra, que terá 57 km de extensão está orçada em 140 milhões de euros e irá beneficiar directamente os Concelhos de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova.
O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, classificou estas concessões, como sendo "um esforço que o Governo faz para trazer boas acessibilidades para o Interior".

Paulo Campos que ontem também se deslocou á Câmara Municipal de Manteigas para o lançamento do concurso para o Estudo Prévio da Ligação de Manteigas á auto-estrada da Beira Interior, com passagem pelas localidades de Valhelhas e Benespera, e com a construção de uma variante á Vila de Gonçalo. Esta obra terá uma extensão aproximada de 12km e custará cerca de 13,5 milhões de euros.
Segundo o membro do governo esta ligação "pretende melhorar a ligação de Manteigas à rede de alta capacidade e à cidade da Guarda".
O Estudo Prévio deverá estar concluído no segundo trimestre de 2010. Seguir-se-á a Avaliação de Impacte Ambiental.

Paulo Campos que ontem na vila de Manteigas, lançou igualmente a Obra de Beneficiação da EN232 entre Gouveia e Manteigas, em que se prevê a colocação de sinalização e de equipamento de segurança na via, para diminuir a sinistralidade e melhorar as condições de circulação. A operação, estimada em 900 mil euros, será levada a cabo numa extensão de 34,5km.
Saliente-se ainda que nos acessos á Serra da Estrela, se encontra actualmente em curso o Projecto de Beneficiação da Estrada Regional (ER) 338 entre Manteigas e Piornos. A obra, que deverá estar concluída em Fevereiro de 2009, abrange 11km e tem um investimento previsto de 5,5 milhões de euros.

in "Rádio Caria"


Ainda não é desta que a entrada sul da A23 de Belmonte fica terminada sendo uma autêntica vergonha o acesso existente. Com o movimento que apresenta e as condições existentes (embora tenha sido alvo de pequenas intervenções nomeadamente ao nível da iluminação e posterior sinalização) este acesso é um perigo para a segurança dos automobilistas (e não são só os belmontenses que utilizam este trajecto).

Talvez seja a falta de persistência do actual executivo, a falta de reivindicação, a apatia face a decisões do governo que não abonam em nada o nosso concelho. Será por ser o mesmo partido que está no poder? Normalmente costuma ter efeito contrário... Sempre ouvi dizer que “quem não chora não mama” e parece que as vilas vizinhas não dormem como nós.

Senão vejamos: Qual a necessidade de construção de um IC de Manteigas passando por valhelhas até a Benespera, não é suficiente a N232 até à entrada sul ou norte de Belmonte para a A23? Ainda há poucos anos foi requalificada! Variante a Gonçalo? Será assim tanto o movimento? Estará a N18 assim tão má para um acesso novo de Gonçalo á Benespera? Não digo que não se construam, mas e as prioridades? Não está pior a entrada sul da A23 em Belmonte?

E o nosso presidente que pensa de tudo isto?

Então e a nossa VICEB fica para quando?

1 comentário:

Chefe Soares disse...

Isto até tem muita piada, pois em Belmonte é normal haver ideias para tudo. Foi construido um Parque Empresarial (só para ser diferente senão seria parque industrial como em todo o lado) em Belmonte-Gare, (o qual vem com decadas de atraso) mas foi-se construir um nó da A-23 em Caria-Gare e outro no Alto da Pimenta, alguem pensou que estes pontos fossem os de maior consentração de habitantes ou então aproveitou para tapar os olhos ás freguesias de Caria Maçainhas e Colmeal da Torre. Porque um unico nó de acesso em Belmonte-Gare para que o Parque Empresarial tivesse asceço directo a A-23, na ves de andar as voltas pelas nossas estradas degradandoas, servindo o maior massiço de habitantes, ser feito uma variante do estilo de IC a ligar todas as freguesias á sede de concelho, é muito complicado de pensar para quem fez o que fez, mas se calhar seria uma ideia melhor que a de ter um no de asceço que não serve ninguem ou muito pouca gente e ter outro nó que pouco tras de util a nao ser o perigo diario de quem tem que se conformar com a abilidade demonstrada em construir um concelho para o futuro, como o que tristemente temos visto.