domingo, 3 de janeiro de 2010

Exposição de Fotografia "SHOAH".

O Museu Judaico de Belmonte está a receber, desde o dia 20 de Dezembro de 2009 e até 20 de Janeiro de 2010, a Exposição de Fotografia "SHOAH", da autoria de António Nunes Farias e Mário Raposo.

"SHOAH" é a expressão hebraica para "catástrofe" e é utilizada para designar o genocídio perpetrado pelos nazis e seus aliados contra os judeus, o Holocausto?
Por vezes a memória esquece mas a "SHOAH" aconteceu mesmo. Entre 1940 e 1945, durante a II Grande Guerra Mundial, o ódio racial, principalmente ao povo judeu, de Adolf Hitler e do partido nazi levou à tortura e morte de milhões de seres humanos.

Numa viagem à Polónia, António Nunes Farias e Mário Raposo, dois jornalistas da RTP, visitaram dois campos da morte (Auschwit e Treblinka) e a cidade mártir de Varsóvia, onde constataram as marcas de: horror, medo e terror, que ainda hoje perduram nestes locais.

Ambos partilham o gosto pela fotografia e também pela história que envolve o maior conflito bélico da Humanidade.
Este facto, aliado ao sentimento que sentem do renascimento das ideologias neo-nazis e mesmo da negação do Holocausto, levou-os a querer dar o seu testemunho sobre este verdadeiro horror da história da Humanidade.

Apesar dos 70 anos que já passaram sobre este episódio, que em nada dignifica o ser humano, importa vincar cada vez mais os testemunhos: da barbárie, do sofrimento e
da morte nas cidades ocupadas, nos guetos ou nos campos de extermínio.
in "Rádio Caria"



1 comentário:

eunicemcpereira disse...

Gostaria de informar os leitores sobre um projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida.

Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://terrasdeportugal.wikidot.com

É dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.
Assim, seria bom contar com o vosso apoio, permitindo usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com