sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Prémios Turismo de Portugal

O distrito de Castelo Branco concorreu aos prémios Turismo de Portugal com cinco projectos entre as 192 candidaturas oriundas de todo o país.

Os vencedores foram anunciados ao início da tarde de quarta-feira numa cerimónia durante a BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa. O júri atribuiu o Prémio Especial Turismo de Portugal à Pousada do Palácio de Estoi, em Faro, um projecto promovido pela Enatur – Empresa Nacional de Turismo.

O distrito de Castelo Branco ficou de fora da lista de premiados, mas concorreu com projecto em cinco concelhos diferentes.

A Câmara Municipal de Belmonte apresentou-se na categoria de novo projecto público com o Centro Interpretativo de Belmonte “À Descoberta do Novo Mundo”.

Na categoria de requalificação de projecto público surgem o Parque da Goldra, promovido pela Câmara Municipal da Covilhã; o Palácio do Picadeiro de Alpedrinha, pela empresa municipal Fundão Turismo; e a requalificação e animação do castelo de Ródão e envolventes, a cargo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

Idanha-a-Nova concorreu na categoria de serviços, com a musealização do arquivo epigráfico de Idanha-a-Velha, promovida pelo município raiano.

O júri dos Prémios Turismo de Portugal é presidido pelo empresário André Jordan, tendo como elementos José Carlos Pinto, presidente da Confederação do Turismo Português, o jornalista António Perez Metelo e Luís Patrão, o presidente do Turismo de Portugal.

Em edições anteriores o concelho do Fundão obteve uma menção honrosa no mesmo concurso, atribuída em 2008 ao complexo cultural da Moagem. No mesmo ano foi premiado o projecto do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, com uma menção honrosa na categoria Natureza. Este projecto abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

in "Jornal Reconquista"

Sem comentários: