sábado, 30 de janeiro de 2010

"Maior resort de golfe do Interior"

Já decorre a segunda fase de um projecto iniciado em 2003. Complexo quer aproveitar o mercado espanhol

Quem por estes dias visitar a Quinta da Bica, em Belmonte, vai ficar surpreendido com a dimensão das obras que decorrem no local. Ali está a nascer o maior resort de golfe do Interior, que promete atrair não só muitos portugueses, mas também jogadores e visitantes estrangeiros, principalmente espanhóis.

No início da década, o empresário nortenho Manuel Alexandre Abreu chegou à região através da compra da empresa detentora das minas do Vale da Gaia (Belmonte), mas rapidamente os seus investimentos se alargaram também para a área do turismo. O primeiro passo foi dado em 2003, com a abertura da academia de golfe, composta por um pequeno campo de nove buracos pitch&putt e driving range e complementada com um restaurante de alta qualidade. Por essa altura, o empresário logo afirmou que o projecto não ficaria por ali, prometendo um grande empreendimento para o futuro. Dito e feito. Contornadas muitas burocracias – o empreendimento divide-se por dois concelhos, Belmonte e Guarda, e foi preciso ultrapassar muitos obstáculos –, a segunda fase do projecto está agora no terreno.

O Cegonha Negra Resort Golf & Spa – será esta a denominação do complexo, em homenagem às cegonhas de barriga preta típicas da zona – manterá as valências já existentes e será acrescentado com um hotel (com centro médico), um aldeamento turístico e, claro, um novo campo de golfe championship com 18 buracos, desenhado pelo famoso golfista espanhol Severiano Ballesteros.

Um empreendimento desta envergadura implica um investimento de muitos milhões de euros e por isso o empresário assinará brevemente um acordo com um parceiro estrangeiro, mas Manuel Alexandre Abreu deverá continuar como sócio maioritário, apoiado pelo banco Millennium BCP. O objectivo é ter esta segunda fase pronta no final do ano de 2011. Se as coisas correrem bem, está ainda prevista uma terceira fase, ainda mais ambiciosa e abrangente, para lançar dentro de alguns anos e que está já desenhada pelo arquitecto Miguel Correia (atelier Ideias de Futuro). Incluirá um aparthotel, edifício para eventos, duas unidades hoteleiras (uma de saúde e outra rural), moradias unifamiliares, clube náutico, zona comercial com restauração diversa, parque infantil e várias bolsas para estacionamento. Será um resort ideal não só para férias, mas também para a realização de estágios de alto rendimento em várias modalidades desportivas.

Uma pergunta impõe-se: como é que um resort de golfe pode vingar na Beira Interior, território onde o número de jogadores não chegará sequer a 100? Manuel Alexandre Abreu continua com a mesma certeza: “Eu sempre disse que na raia espanhola há muitos jogadores disponíveis. Eles continuam lá e não têm muitas opções de campos para jogar”, diz o empresário, referindo-se, sobretudo, aos golfistas das províncias de Salamanca e Cáceres.

A apresentação oficial do Cegonha Negra Resort Golf & Spa deverá ser feita nas próximas semanas. Manuel Alexandre Abreu pretende contar com a presença de um membro do Governo e de um elemento da equipa de Ballesteros (talvez o próprio Severiano).


Um campo com a marca de Bellesteros

Ainda não há garantias da sua presença na apresentação oficial do Cegonha Negra Resort Golfe & Spa, mas o espanhol Severiano Ballesteros (operado em 2008 a um tumor cerebral) já deu o seu cunho pessoal ao empreendimento, desenhando o novo campo de 18 buracos, onde se destaca um longo par 72 com seis marcas de batida diferentes e uma curiosa equitatividade na divisão do par (seis buracos par 3, seis par 4 e seis par 5). Para além disso, a meio do buraco 18 lá está o bunker em “S”, uma espécie de “marca de Zorro” de Ballesteros.

in "JF"

Sem comentários: