quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Belmonte pode acolher biblioteca brasileira"

Mário Vilalva
"Em visita à vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral, o embaixador do Brasil gostou do Museu dos Descobrimentos de tal forma que apontou Belmonte como destino provável da biblioteca portuguesa centrada em estudos brasileiros.

A passagem pela região da Cova da Beira levou Mário Vilalva, embaixador do Brasil em Portugal, à vila de Belmonte. Na localidade serrana, onde nasceu Pedro Álvares Cabral, navegador que descobriu o caminho marítimo para o Brasil, este representante do estado brasileiro mostrou interesse em instalar em Belmonte uma biblioteca com fundos históricos ligados à relação secular entre Portugal e Brasil.
Para Mário Vilalva trata-se de um projeto que acaba por ser complementar a outros já existentes na vila, como é o caso do Museu dos Descobrimentos. Para além de todas as marcas presentes da família de Pedro Álvares Cabral e da relação com o Brasil. A relevância dos projetos desenvolvidos pelas entidades portuguesas na vila de Cabral pode agora ter o apoio de fundos brasileiros. Segundo o embaixador, são muitos os que visitam a região e também Belmonte. Deslocações que são feitas, “muitas vezes, com o intuito de conhecer mais sobre o descobrimento do Brasil”. Daí que, a estrutura a desenvolver naquela localidade deverá servir de “ponto central para um conjunto de estudos sobre o Brasil”.

Quer o autarca de Belmonte, quer o embaixador não adiantaram muito sobre a forma como será feita esta cooperação, mas a localização da nova estrutura deverá ficar próxima do Museu dos Descobrimentos. Atrair investigadores, curiosos e estudantes “e promover diversos estudos sobre o Brasil é o nosso objetivo com a criação desta biblioteca”, diz Mário Vilalva. O mesmo deixa em aberto a possibilidade desta se transformar a maior biblioteca brasileira localizada na Europa."

in "Urbi et Orbi"

Sem comentários: