domingo, 7 de novembro de 2010

Obras adjacentes aos Paços do Concelho de Belmonte arrancam finalmente

Há quase dois anos que a população de Belmonte se ia perguntando o porquê de toda a zona envolvente ao edifício da Câmara Municipal de Belmonte se encontrar vedada por um taipal em que estava anunciada a requalificação daquela zona. O tempo passava e obra, nada. Sucessivamente, em algumas assembleias municipais ou sessões de Câmara se ia perguntando como estava o processo. Que finalmente vê a luz do dia. É que arrancaram na passada semana as obras, e o já famoso taipal irá, em breve, desaparecer.

Segundo o presidente da Câmara, Amândio Melo, os atrasos para esta obra prenderam-se com um pedido de esclarecimento do Tribunal de Contas em relação ao projecto e a obra acabou por ser suspensa. “O projecto foi refeito, está de novo a concurso” explicava há alguns meses atrás Amândio Melo, que revelava que a Câmara optou por não retirar os taipais porque a mesma empresa à qual a obra tinha sido adjudicada voltara a concorrer e poderia até vir a ficar com a obra.

O primeiro contrato relativo à empreitada de arranjo urbanístico da Zona Oeste dos Paços do Concelho, as Varandas do Zêzere, foi aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Belmonte, realizada em 16 de Junho de 2008. O objectivo da obra é a requalificação de toda aquela zona, permitindo ao mesmo tempo a criação de zonas verdes e de lazer que funcionarão como apoio às estruturas museológicas ali existentes, como é caso do Museu do Azeite, Ecomuseu do Zêzere e Museu dos Descobrimentos.

Depois do “chumbo” do Tribunal de Contas, a Câmara abriu novo concurso, publicado em Diário da República a 22 de Dezembro de 2009. Uma obra avaliada em cerca de 500 mil euros que promete dotar Belmonte de mais um espaço de lazer e contemplação, daí a designação de “Varandas do Zêzere”. A obra deverá estar pronta dentro de aproximadamente seis meses.
in "Notícias da Covilhã"

Sem comentários: