quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia do concelho e as habituais inaugurações

Belmonte celebrou esta terça-feira o dia do Concelho. A terra de Pedro Alvares Cabral assinalou a 26 de Abril a primeira missa realizada no Brasil com a atribuição de prémios aos melhores alunos do concelho e a inauguração de duas infra-estruturas de desporto e lazer importantes para o apoio aos turistas que visitam o concelho explicou o presidente da Câmara, Amândio Melo.

Para além do Parque Radical, Belmonte passa a dispor também de um Parque de apoio ao turismo, no sítio do Vale, que terá zona de estacionamento para autocarros e caravanas, balneários e equipamentos de recreio e lazer. Numa altura em que Belmonte se tornou a “sala de visitas do interior” para turistas de todo o mundo, Amândio Melo quer apostar na área social com a construção de lares para os idosos do concelho. A ideia, explica o autarca, é construir pequenas estruturas nas freguesias de acordo com a necessidade da população.

A sessão solene contou com a presença do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor a quem Amândio Melo pediu celeridade nos processos burocráticos. Segundo o autarca de Belmonte já houve investidores que desistiram de projectos por causa das dificuldades em obter aprovação. Noutros casos, as dificuldades levam a atrasos no início das obras. Um dos exemplos é Aldeamento Turístico da Quinta da Bica, um investimento de 40 milhões de euros, cujas obras se iniciaram recentemente apesar da candidatura ao QREN ter sido aprovada em Julho de 2010.

Autarca aconselha pessoas a tirarem proveito do turismo

Belmonte não está pior que no passado, simplesmente está “diferente”. É esta a convicção do presidente da Câmara, Amândio Melo, que diz ver um concelho que não igual ao que era outrora, em que as confecções, sobretudo, eram o ganha-pão de quase todas as famílias. Hoje, Belmonte é acima de tudo um concelho turístico, quando se prepara para na próxima terça-feira, 26, festejar mais um Dia do Concelho.

“Nós temos hoje uma oferta qualificada na vertente do turismo, uma actividade económica muito importante. Falta agora que os nossos empresários entendam este nicho de mercado. Se calhar é preciso é mudar atitudes e hábitos, porque o comércio de hoje não é o mesmo de anos atrás. Os clientes também já são outros e a comunidade local tem que entender isso” afirma o autarca belmontense, que diz é preciso estar atento com os muitos turistas que todos os dias visitam o concelho. “Esse movimento que se vai gerando tem que se tirar daí algum partido e contribuir para o desenvolvimento local. Não basta ter os museus. É preciso que a comunidade os use em seu proveito, com iniciativas associadas.” Amândio Melo diz que, em parte, isso até tem acontecido. “Isso é notório. Por exemplo, na restauração, temos uma boa oferta. A gastronomia, bem gerida, é uma grande oferta para os visitantes” afirma.

Este ano, com a crise instalada, as tradicionais festas do concelho não são o que foram em tempos. Não há artistas de nomeada, e a prata da casa é que fará quase, por completo, a festa. “É um programa mais limitado em termos musicais. Temos que ter consciência dos tempos em que vivemos, temos que ser realistas. Teremos alguns espectáculos mas que custam um terço o que custavam há anos atrás” afirma Amândio Melo.


Fotos do recente inaugurado "parque radical":

Sem comentários: