quarta-feira, 6 de abril de 2011

Introdução de portagens pode ser adiada

A introdução de novas portagens em quatro Scut, prevista para 15 de Abril, deve ser adiada para o novo Governo que sair das eleições de 5 de Junho.

A decisão final só será tomada depois de conhecido o parecer pedido ao Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros, mas é quase certo que a medida será adiada. Esta convicção foi ontem confirmada ao jornal Correio da Manhã, "a necessidade de aprovar um diploma que defina o preço por quilómetro e o regime de descontos e isenções, quando o Governo está em gestão, deve justificar o parecer negativo".

O administrador da Scutvias, concessionária da auto-estrada da Beira Interior, admite que devido à situação política actual, na sequência da demissão do Governo, o pagamento de portagens pode não entrar em vigor até 15 de Abril, mas "a data mantém-se por estar prevista em decreto-lei", esta semana "poderão surgir notícias mais concretas". Levy Ramalho acrescenta que "já está definida a localização dos pórticos" na A23.

Não sendo possível suspender o processo de introdução de portagens na auto-estrada da Beira Interior, o presidente da Câmara Municipal de Belmonte defendeu recentemente a implementação de “um canal aberto sem portagens para a Guarda e a Covilhã”. No projecto inicial está prevista a instalação de dois pórticos no concelho, nomeadamente, no nó norte e nó sul de Belmonte na auto-estrada da Beira Interior, as obras no local já se iniciaram.

Para a próxima sexta-feira está convocada uma manifestação e marcha lenta pela Comissão de Utentes contra as portagens na A23, A24 e A25. Um dia de protesto que se irá estender a outras zonas do país, "o dia 08 de Abril deverá ficar marcado por uma manifestação nacional, uma vez que o envolvimento é geral" como adiantou Francisco Almeida.

Recordo-lhe que a Comissão de Utentes contra as portagens na A23, A24 e A25, entregou, no passado dia 22 de Março na Assembleia da Republica, mais de 35 mil assinaturas numa petição contra a introdução de portagens nas auto-estradas da região.

Sem comentários: