sábado, 12 de setembro de 2009

Batalha eleitoral será travada em 7 frentes!

"O Cadeirão dos Desejos" podia ser o nome de um qualquer romance bestseller, mas sem dúvida que se pode atribuir ao utensílio doméstico que Amândio Melo tem à sua disposição na Câmara Municipal. Se não vejamos, "Belmonte está longe dos concelhos com mais eleitores no país (tem cerca de 6.600) mas é um dos que tem mais listas concorrentes à câmara: sete.

Amândio Melo candidata-se a um terceiro mandato, como independente, pelo PS. Em 2005 conseguiu ultrapassar a barreira dos 50 por cento de votos, que lhe permitiu manter a maioria no executivo (três vereadores, contra dois da oposição).

Há quatro anos, o PSD deu lugar ao Movimento independente pelo concelho de Belmonte, mas este ano os sociais-democratas já anunciaram Jorge Amaro como cabeça de lista.

Será assim reeditado o confronto eleitoral de 2001 que também opôs Amândio Melo e Jorge Amaro, actual vereador da oposição.

Pela CDU, a professora e dirigente sindical Dulce Pinheiro, que este mandato representou os comunistas na assembleia municipal, encabeça a lista à Câmara.

Já o CDS-PP candidata João Gonçalves, professor do ensino secundário, que vai tentar encontrar um lugar que o partido nunca conquistou no executivo a concorrer sozinho (a AD venceu em 1979 e 1982) - o melhor resultado de sempre do CDS foi em 1976 quando conseguiu 357 votos.

O Bloco de Esquerda aposta em Fernando Proença, professor do ensino secundário.

Germano Fernandes, desde há oito anos vice-presidente da câmara pelo PS, desfiliou-se do partido há semanas e encabeça a lista do MPT - Movimento Partido da Terra.

O novo Partido Trabalhista Português também apresenta lista em Belmonte, encabeçada pelo jovem David Monteiro, de 21 anos."

É caso para dizer - mas que rico cadeirão que nós, gentes de Belmonte, temos no nosso concelho! Resta-nos esperar (neste jogo das cadeiras) que o eleito honre tão nobre utensílio...

fonte: Agência Lusa

Está já a decorrer uma sondagem sobre as intenções de voto nos candidatos oficiais à CM de Belmonte. Participe!

Sem comentários: