quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CDU privada de utilizar Auditório Municipal

Sabendo que a Educação é uma área determinante para o desenvolvimento de um Povo e assinalando a abertura do ano lectivo a Coligação Democrática Unitária de Belmonte, realizou ontem um debate sobre o tema "Melhor Educação, Melhor Concelho".

Uma iniciativa política que deveria ter tido lugar no Auditório Municipal de Belmonte, mas que acabou por ser realizada ao ar livre por falta de cedência do auditório por parte da Câmara Municipal. A CDU de Belmonte ficou agastada e revoltada com a situação. O mandatário concelhio classifica a situação de "anti-democrática". Carlos Afonso afirma que “o auditório municipal não é propriedade de um presidente qualquer”, os equipamentos públicos devem estar “ao serviço da população”.
Carlos Afonso afirma ainda que com esta atitude o poder local "demonstra medo", em discutir os problemas do concelho. Face a esta situação a CDU vai avançar com uma queixa para a Comissão Nacional de Eleições (CNE). Amanhã na reunião pública do executivo municipal de Belmonte, iremos questionar o presidente da autarquia acerca desta polémica e obter a posição da Câmara Municipal de Belmonte.

Quanto ao debate sobre o tema "Melhor Educação, Melhor Concelho", realizado ao ar livre, á porta do Auditório Municipal de Belmonte, acabou por ser participativo, foram debatidas as questões de momento, na área da educação. Helena Arcanjo, professora e Mestre em Análise Social e Administração e Doutoranda em Administração Educacional e Políticas Educativas referiu que no concelho de Belmonte, a Carta Educativa é “fatalista” porque procura soluções para o presente sem olhar para o futuro, com penalizações "para as zonas mais rurais do concelho".

Helena Arcanjo refere ainda que a requalificação da rede não corresponde ás expectativas dos pais. O município deve repensar os espaços e os serviços que faltam no concelho. Sobre a questão do Centro de Actividades de Tempos Livres (ATL), Helena Arcanjo defende que, tal como acontece noutros concelhos da região Centro, a solução deve ser dada "pelo Agrupamento de Escolas e pelas instituições".

A candidata da CDU, á Câmara Municipal de Belmonte, destacou a importância deste debate de ideias e lamentou "a falta de cultura democrática" do presidente da autarquia. Na questão do Centro de Actividades de Tempos Livres, Dulce Pinheiro afirma que ficou claro que "á Câmara Municipal de Belmonte competia a responsabilidade de resolver o problema".

Um debate que contou também com a presença do Director do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral de Belmonte. David Canelo elogiou a iniciativa e destacou "a forma como foram apresentados os problemas que afectam a área da educação". Sobre a questão do momento, que se prende com o ATL, David Canelo esclarece que o agrupamento não tem qualquer responsabilidade no processo, "a lei não permite aos agrupamentos de escolas fazerem ATL’s".

Quanto ao Centro Educativo de Belmonte, David Canelo reconhece que haverá sempre alguns pormenores para melhorar. Numa opinião pessoal, o director do Agrupamento de Escolas refere que "nunca teria optado pelo aproveitamento do edifício que está ultrapassado".
Quanto ao início das aulas assinalado ontem no concelho, David Canelo afirma que o ano lectivo abriu com normalidade nas escolas do concelho. A questão do transporte das crianças de Monte do Bispo para a sede de freguesia foi solucionada.

David Canelo que ontem também participou no debate promovido pela CDU de Belmonte sob o tema “Melhor Educação, Melhor Concelho”. Um debate que, ontem á noite ao longo de cerca de duas horas, decorreu ao ar livre, á porta do Auditório Municipal de Belmonte

in "Rádio Caria"

Sem comentários: