sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Concessão da Serra da Estrela lançada em 2010"

Governo deu luz verde para se avançar com as concessões da Serra da Estrela e do Tejo Internacional que englobam a melhoria de estradas e a construção de outras

ATÉ ao final do primeiro semestre de 2010 os projectos relativamente às concessões rodoviárias da Serra da Estrela e do Tejo Internacional (Castelo Branco/ /Monfortinho) devem estar concluídos e lançados em concurso público internacional em regime de parceria público-privado.

A decisão foi tomada recentemente pelo Governo que, em despacho datado de 28 de Agosto, mandatou a empresa Estradas de Portugal para “preparar e promover o lançamento” da referida concessão. O despacho é assinado pelos ministros das Finanças, Teixeira dos Santos, e das Obras Públicas, Mário Lino, e integra ainda mais duas concessões, nomeadamente, do Vouga e do Ribatejo.

No total são 800 quilómetros de estradas para requalificar, conservar e construir. Tudo para “impulsionar exclusivamente o desenvolvimento do interior, com o objectivo de aproximar os concelhos do interior dos principais eixos rodoviários e do litoral”, pode ler-se numa comunicação emitida segunda-feira pelo Ministério das Obras Públicas. A redução da sinistralidade nacional e a concretização do Plano Rodoviário Nacional são outros dos objectivos invocados na comunicação e que justificam esta decisão governamental.

O documento assume ainda que apenas 40 por cento das vias respeitantes a estes quilómetros são de nova construção. Os restantes 60 por cento serão alvo de obras de melhoria e requalificação da actual rede de estradas. Aliás 90 por cento destas vias (respeitantes às quatro concessões) são estradas de proximidade, sem perfil de auto-estrada.

Assim, no que concerne à concessão da Serra da Estrela, as instruções passadas à EP, é que a mesma deve integrar a construção do IC6 (para ligar Tábua à Covilhã e posteriormente à A23), do IC7 (para ligar Oliveira do Hospital até ao novo IC6 e depois a Fornos de Algodres e à A25), do IC37 (para ligar Viseu a Seia). Está ainda prevista a construção de um novo nó de acesso de Belmonte à A23, junto à EN345.

Em termos de requalificação estão previstas obras de melhoria na EN231 entre Seia e Trigais; na EN232 que liga Mangualde a Belmonte via Penhas Douradas; bem como, na Estrada Regional (ER) 338 entre Vide e Manteigas (ligação que inclui o Vale Glaciar) e da ER339 entre Seia e Lagoa Comprida e entre Nave de Santo António e Covilhã.

Já no que diz respeito à concessão do Tejo Internacional, os estudos devem prever a construção do IC31 entre Monfortinho e Castelo Branco onde será feita a ligação à A23. Está ainda prevista a melhoria da EN353 no troço que liga Idanha-a-Nova ao referido IC31.


"in Jornal do Fundão"

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