sábado, 7 de novembro de 2009

Comunidade Judaica de Belmonte tem novo presidente

António Carlos Diogo Mendes, de 50 anos de idade, reformado da Guarda Nacional Republicana, substituiu nestas funções, o anterior líder Judaico de Belmonte, Abílio Morão.

António Mendes foi eleito para um mandato de três anos. A Comunidade Judaica de Belmonte é a maior a viver em Portugal, para António Mendes esta nova tarefa é encarada "com optimismo", apesar de reconhecer "algumas dificuldades". António Mendes destaca prioridades, entre as quais, o saneamento financeiro e a criação de condições para atrair um rabino para Belmonte, "uma luta antiga e uma necessidade para a comunidade".

O novo Presidente da Direcção conta com o apoio de toda a equipa e reconhece que a Câmara Municipal de Belmonte tem sido, e espera que "continue a ser um bom parceiro". Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte destaca a importância desta comunidade e espera que a breve prazo lhe seja apresentada a nova direcção.

António Carlos Diogo Mendes é o novo líder desta comunidade, uma das maiores a viver na Europa e a maior de Portugal. A Comunidade Judaica de Belmonte está organizada, possui a emblemática Sinagoga, um Cemitério Judaico e tem alugada uma casa para os dias em que conta com a presença de um Rabino para presidir às cerimónias e bênção da alimentação, tudo isto, feito ao longo dos anos numa cooperação entre a Comunidade Judaica, a Câmara Municipal e a própria população do concelho de Belmonte.

in "Rádio Caria"

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Parabens ao novo presidente e votos de que consiga concretizar os seus projectos!

Um abraco dalgodrense

Helena Teixeira disse...

Parabéns ao novo Presidente! E queria felicitar os criadores e dadores do Museu Judaico,pois visitei o mesmo pela primeira vez no mês passado e fiquei encantada pela cultura,pelo misto de passado e religião,pelas tradições e costumes.Aprendi muita coisa.Parabéns.

Aproveito e reitero um convite a todas as gentes de Belmonte:
Participe na Blogagem de Novembro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
O tema é: O meu Magusto.
Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt
Participe!

Jocas gordas
Lena