domingo, 25 de julho de 2010

Escolas do 1º ciclo de Maçainhas e Carvalhal Formoso não vão fechar

No concelho de Belmonte, o Ministério da Educação não vai levar por diante a intenção de encerrar as escolas do primeiro ciclo de Maçainhas e de Carvalhal Formoso.

Na última reunião pública do executivo, o vice-presidente da autarquia deixou a garantia de que já tinha recebido indicações da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) no sentido de manter as escolas em funcionamento e de colocar professores naquelas duas escolas. David Canelo garantiu ainda que, no concelho de Belmonte, a única escola que não vai abrir, no próximo ano lectivo, é a escola da Fonte do Ruivo na vila de Caria. O fecho prende-se com a falta de alunos para a manutenção das duas escolas na vila pelo que no próximo ano lectivo vai apenas funcionar a escola de São Marcos. A escola do Fonte do Ruivo está há muito identificada como o local para a construção do Centro Educativo de Caria.

Segundo escreve hoje o jornal Diário de Notícias, já só restam cerca de 200 escolas do primeiro ciclo abertas com menos de 21 alunos. Os 701 fechos deste ano, anunciados ontem pelo Ministério da Educação, abrangem dez mil estudantes. No espaço de cinco anos, terão encerrado mais de 3200 escolas primárias com poucos alunos. Uma "reorganização" da rede lançada pela anterior ministra da Educação, e que a actual detentora da pasta, Isabel Alçada, aproximou do seu fim com o anúncio, ontem, de que mais 701 escolas primárias já não abrirão portas no regresso às aulas.
in "Rádio Caria"

Sem comentários: