segunda-feira, 7 de março de 2011

B.V. Belmonte comemoraram 57º aniversário

No ano em que a direcção da colectividade pretende avançar com o projecto de ampliação e requalificação do actual quartel da corporação.

Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte, "as obras poderão avançar no próximo mês de Abril", numa corporação que "vive uma situação estável financeiramente". António Dias Rocha mostra-se no entanto preocupado com "as restrições impostas pela tutela ao nível do transporte de doentes não urgentes".

Com o início das obras de ampliação e requalificação do actual quartel da corporação, será necessário encontrar um quartel provisório que "poderá passar pela sede dos escuteiros de Belmonte". O comandante da corporação, António Leitão, reconhece que "não será tarefa fácil deslocar os meios para um quartel provisório". Recordo-lhe que o investimento na requalificação do quartel dos voluntários, rondará os 451 mil euros, 30% dos quais comparticipados pela Câmara Municipal de Belmonte. O presidente da autarquia marcou presença no aniversário da associação e reforçou a ideia de total apoio "á colectividade mais importante do concelho”.

Na comemoração do 57º aniversário, a corporação distinguiu vários bombeiros com a medalha de assiduidade e entregou, a título póstumo, a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro á família do segundo comandante Carlos Carvalho. "Um prémio justo e merecido" na opinião do comandante da corporação. A distinção foi entregue pela Liga dos Bombeiros Portugueses que esteve representada pelo seu vice-presidente. "A riqueza maior de uma associação é o seu corpo activo" afirmou Paulo Hortêncio que falou também da maior preocupação que afecta actualmente as corporações e que passa pela questão do transporte de doentes não urgentes. “A população está a ser mal tratada e privada de um conjunto de direitos” e a médio prazo "esta medida vai trazer uma diminuição operacional das associações de bombeiros" alertou o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Este ano a Associação Humanitária dos Bombeios Voluntários de Belmonte vai apostar na sensibilização da população para a limpeza dos terrenos. Segundo o comandante da corporação, “a lição de 2010 não surtiu efeito”, um problema que "poderá afectar a próxima época de combate a incêndios florestais".

Sem comentários: