quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Amândio Melo demite-se da AZC

Amândio Melo demite-se do cargo de vogal não executivo do conselho de administração da empresa “Águas do Zêzere e Côa”(AZC).

O presidente da câmara de Belmonte decidiu abandonar o lugar para que foi eleito há menos de 1 ano por discordar da estratégia da empresa quanto aos aumentos dos tarifários da água que o sistema multi municipal quer implementar.

O autarca refere que "há um conflito de interesses entre a posição das autarquias e a proposta da empresa e por isso já pedi a minha substituição ao presidente da assembleia geral do sistema o que deve ficar concretizado na próxima reunião, que vai decorrer no mês de Março".

Amândio Melo foi um dos autarcas que ontem esteve reunido com a ministra do ambiente no sentido de sensibilizar Dulce Pássaro para toda a problemática inerente ao aumento dos tarifários. O presidente da câmara de Belmonte refere que a governante "está sensível às pretensões dos municípios mas nenhuma decisão foi tomada quanto à revisão dos contratos de concessão pois a senhora ministra vai agora recolher mais dados antes de remeter o assunto a instâncias superiores".

O autarca espera que exista "uma decisão rápida" por parte da ministra do ambiente, uma vez que os municípios continuam na disposição de tomar uma posição conjunta para abandonarem o sistema gerido pelas “Águas do Zêzere e Côa”. Amândio Melo refere que "nós sabemos que esse caminho não é fácil e em primeiro lugar estamos dispostos a recorrer à via judicial a propósito da revisão dos contratos de concessão para depois, se as nossas pretensões não forem aceites, seguir por essa via".

Para Amândio Melo uma coisa é certa "sem comparticipação financeira do estado o actual sistema é insustentável pois os custos são muitos elevados e enquanto não existir uma tarifa única nacional para o preço da água, o governo deve seguir aqui os mesmos critérios que utiliza para apoiar outras empresas públicas como a Refer ou a RTP".
in "RCB"

Sem comentários: